Gerente das categorias de base do Palmeiras, João Paulo Sampaio foi procurado pelo Internacional, porém acabou recusando a proposta para permanecer na equipe paulista. A informação é do jornalista Jorge Nicola.
O dirigente foi importante no Palmeiras, sendo responsável por revelar vários atletas e conquistar títulos nas categorias de base. Apesar de ser um dirigente em destaque no Brasil, ele estava “escondido” com uma função de gerente das categorias inferiores do Alviverde.
Por conta disso, João Paulo Sampaio recebeu proposta do Bahia em janeiro, para ser diretor do time principal. A proposta foi recusada e Leila Pereira prometeu que ele receberia a função de executivo no Palmeiras, porém o título da Libertadores acabou atrapalhando a mudança.
O Internacional também tentou a contratação do dirigente, porém ele recusou a oferta. No Palmeiras, Sampaio tem autonomia total para comandar a base e a promoção para o time principal continua sendo um dos principais objetivos dele.
Exemplo para o Inter? A utilização da base do Palmeiras
Dirigente no Palmeiras desde 2015, João Paulo destaca a importância das categorias de base e explica a relevância da formação dos jogadores para o futebol profissional.
“O título nas categorias de base é consequência do bom trabalho, mas não podemos renunciar à formação. O que marca são as revelações, e não os títulos conquistados na base. Poucos se lembram dos últimos clubes campeões dos torneios de base, mas quase todos os torcedores sabem de cor os atletas que foram formados no clube”, disse o dirigente.
Com base no foco em formação dos jogadores, o Palmeiras acabou trazendo vários atletas para o time profissional. Entre eles, foram destaques: Gabriel Menino, Patrick de Paula e Danilo. Todos esses três jovens integraram o time titular do Alviverde em algum momento.