O Internacional voltará a disputar a Copa Libertadores da América em 2023, depois de ter ficado de fora da última edição. O Colorado conquistou a vaga depois de ficar com a segunda colocação no Campeonato Brasileiro, ficando atrás apenas do campeão Palmeiras.
Voltando a disputar o maior torneio Continental da América do Sul, o Inter pensa com cuidado o planejamento para a próxima temporada. Serão quatro competições ao longo do ano, Campeonato Gaúcho, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e a tão sonhada Libertadores.
Ao final da temporada de 2022, a diretoria trabalhou com o objetivo de manter pelo menos 80% do elenco que terminou o ano. Até o momento, existem saídas encaminhadas, como a do volante Edenilson, dos atacantes Braian Romero e David, do goleiro Daniel e do meia Mauricio. Há também as baixas confirmadas, mas a maioria atletas que estavam emprestados e que retornaram aos seus clubes.
Com o planejamento de manter a estrutua do elenco, também existe o objetivo de trazer reforços pontuais e reposições para as baixas obtidas. Somente o lateral-direito Mário Fernandes já foi apresentado.
Outros jogadores estão próximos do acerto com o Internacional, porém, um nome está chamando a atenção da torcida. Trata-se de Lucas Romero, o argentino que defende o Independiente-ARG, também teve passagem positiva no Cruzeiro, onde trabalhou com Mano Menezes e foi bicampeão da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro.
Além da qualidade técnica que Lucas Romero trará ao meio-campo da equipe comandada por Mano Menezes, os torcedores também se animam com o futuro já que enxergam uma semelhança no elenco que está se formando com o time campeão da Libertadores em 2010.
Na época em que o Colorado conquistou seu bicampeonato das Américas sobre o Chivas Guadalajara, dois jogadores argeninos foram essenciais para a temporada, o volante Guiñazu e D’Alessandro, ambos ídolos do Internacional.
Na Libertadores de 2023, o Inter terá mais sul-americanos no elenco. O zagueiro Gabriel Mercado e o lateral Fabrício Bustos, ambos argentinos; o meia Carlos de Pena, do Uruguai. Agora também tem mais um hermano chegando, Lucas Romero, que ocupará a mesma posição que era do ídolo Guiñazu.
Acredita-se que essa quantidade de sangue castelhano somado à garra uruguaia, será de grande importância para o Colorado na disputa da Copa Libertadores da América. A expectativa é que Romero chegue para ser titular e que Bustos trave uma boa briga pela lateral-direita com Mário Fernandes.
Os passos que o Internacional deu para conquistar o bicampeonato da Libertadores em 2010 estão sendo repeditos pelo clube para a temporada de 2023. Resta saber se o final será tão bom quanto o de 13 anos atás.
Inter tem planos para todas as baixas que podem acontecer
Querendo montar um time forte para o ano que vem, o Internacional sabe que a temporada de 2022 fez seus jogadores ganharem visibilidade e valorização. Por isso, entende que o assédio de clubes estrangeiros e até mesmo de brasileiros com mais poderio financeiro, irá aumentar sob seus jogadores e, consequentemente, perdas de atletas. Mas a diretoria colorada tem um plano para cada possível baixa. Confira:
Edenilson: o volante tem sua ida para o Atlético-MG quase sacramentada. O jogador já aceitou a proposta do Galo e agora os clubes negociam os termos. Os valores giram em 5 milhões de reais pelo atleta de 32 anos.
Solução: O Internacional está muito próximo de anunciar o argentino Lucas Romero, que vem do Independiente-ARG.
Maurício: O Red Bull Bragantino fez uma oferta de 10 milhões de euros, cerca de 56 milhões de reais. O Internacional não fechou o negócio e pediu 15 milhões de euros, mais de 84 milhões de reais na cotação atual. Caso o valor desejado não seja oferecido pelo Bragantino ou por algum clube europeu, o jogador não deve ser negociado.
Solução: Caso o atleta seja negociado, o Inter irá faturar uma bolada com a venda. O dinheiro que entrar, vai dar mais poder à diretoria em negociações. Uma opção era Igor Gomes, do São Paulo, porém, o jogador está acertado com o Atlético-MG.
David: O jogador não fez uma boa temporada com a camisa colorada. O clube tenta negociar o atleta, que é alvo do São Paulo e do Athletico-PR.
Solução: O Inter analisa o mercado em busca de oportunidades, mas acredita que a solução já está no elenco. Mikael, de 28 anos atuou por apenas dez minutos pelo o Internacional em 2022, mas é a aposta da direção para 2023. Além do jogador, o atacante Lucca foi promovido ao profissional.
Daniel: O goleiro começou o ano de 2022 como titular, mas sem regularidade, conviveu com as críticas da torcida e perdeu a titularidade para Keiller. Daniel já demonstrou o desejo de deixar o clube.
Solução: O Inter vê Keiller como o titular para a próxima temporada, mas com a possível saída de Daniel, a diretoria olha para o mercado em busca de um goleiro com uma certa experiência, mas que entenda que não será titular, pelo menos não no início do ano.