O Internacional tem um retrospecto contra times argentinos que é de animar qualquer torcedor em relação ao próximo duelo decisivo. Na última quarta-feira (5), a Conmebol acabou realizando o sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores da América e o time gaúcho terá que derrubar um gigante de um país vizinho para avançar, o River Plate.
Tendo em vista os adversários possíveis que podiam ficar no caminho do Clube do Povo em busca da Glória Eterna, tirar os argentinos não foi um dos melhores cenários. No entanto, para os mais supersticiosos ou mais preocupados, o retrospecto neste século aparece bem favorável para o Colorado de Porto Alegre contra as equipes ‘hermanas’.
Isso porque, de acordo com um levantamento feito pelo jornalista Thiago Stormovski, do site Revista Colorada, o Inter só foi eliminado para um time argentino em competições continentais disputadas neste século. A equipe em questão, inclusive, não seria o próximo adversário, mas sim o maior rival, o Boca Juniors, não tendo outro time do país que conseguiu derrubar o Inter desde 2000.
Ao todo foram 4 duelos contra o time de La Bombonera, com três vitórias para os argentinos e apenas uma para os gaúchos em jogos eliminatórios. As equipe alvirrubra foi derrubada nas Sul-Americanas de 2004 e 2005, além da Copa Libertadores da América de 2020, tendo passado pelo Boca na Sul-Americana de 2008, quando o Clube do Povo foi campeão.
Inter tem bom retrospecto contra argentinos
O Internacional ainda enfrentou Rosario Central, Estudiantes (2x) e Banfield em confrontos continentais e se deu a melhor em todos eles. O time gaúcho também tem um histórico recente contra o River Plate, tendo em vista que as equipes se enfrentaram na fase de grupos da Libertadores de 2019 e foram dois empates em 2 a 2 naquele ano, com o Colorado se classificando em primeiro.
Histórico do alvirrubro contra argentinos, incluindo amistosos:
- 25 vitorias
- 15 derrotas
- 13 empates