O clássico entre Internacional e Grêmio é considerado um dos maiores do mundo e movimenta uma rivalidade notória entre as partes. Muitas vezes, esse antagonismo acaba tomando valores desproporcionais e isso foi percebido durante os últimos GreNais.
As confusões na semifinal entre Inter x Grêmio
Na última partida entre as equipes, o Internacional venceu por 1 a 0 na Arena do Grêmio e uma confusão foi gerada ao fim do jogo. Ferreira e Bruno Méndez acabaram expulsos, e logo depois mais situações foram desencadeadas.
A torcida do Colorado foi flagrada utilizando sinalizadores no setor visitante e artifícios foram arremessados contra os gremistas. Além disso, um funcionário terceirizado foi visto provocando atletas do Grêmio e acabou sendo agredido por jogadores e seguranças.
O clássico que antecedeu a partida, pela ida da semifinal do Gauchão, também teve um ocorrido que chamou a atenção. Durante a comemoração do terceiro gol do Grêmio, um celular foi arremessado por um torcedor do Internacional e atingiu o volante Lucas Silva, do Grêmio.
O clássico cancelado
Durante o clássico cancelado, no dia 26 de fevereiro, o jogo acabou sendo adiado por conta das pedras arremessadas em direção ao ônibus que continha os atletas do Grêmio. O volante Villasanti foi atingido e teve traumatismo craniano.
O Internacional foi julgado pelo ataque da torcida e pelo arremesso de cadeiras no Beira-Rio. As punições, somadas, geraram R$ 150 mil a serem pagos pelo Colorado. O Grêmio foi acusado por gestos racistas e também por ter arremessado cadeiras, porém não sofreu punição.
Torcedores do Inter sofreram emboscada
No ano passado, em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, torcedores do Internacional sofreram uma emboscada. Uma van passou por uma ‘falsa blitz’ de uma torcida organizada do Grêmio e acabou sendo apedrejada.
Os agressores se passaram por agentes de trânsito e acabaram enganando os torcedores colorados. Quatro meses depois, cinco pessoas foram identificadas pela participação na confusão.