Internacional conquistou 8 títulos seguidos do Gauchão e nenhum outro time alcançou a marca

O único clube gaúcho a conquistar oito títulos estaduais consecutivos foi o Internacional. Na década de 1970, era dourada da história colorada, o time bateu o recorde do Grêmio, que havia sido heptacampeão. Desde então, o feito não foi mais repetido, tendo ocorrido penta e hexacampeonatos, mas jamais oito em sequência.

Internacional Pentacampeão

As conquistas coloradas seguidas começaram em 1969. Naquele ano, foram nove triunfos e quatro empates em 14 jogos. Um ano depois, o time se sobressaiu em relação aos adversários e garantiu, com tranquilidade, a segunda taça. Em 70 a campanha foi irretocável: só vitória na fase final e 42 pontos somados.

Nos três anos seguintes, o Clube do Povo manteve um ótimo desempenho nas fases finais para conquistar o pentacampeonato, em 1971, 1972 e 1973. Em 72, foram 18 partidas, sendo 16 vitórias e dois empates. Na edição seguinte, foram nove vitórias e dois empates.

1974 invicto e octa

O hexa do Gauchão veio depois de uma campanha irretocável. Em 1974, a equipe venceu todas as 18 partidas e sagrou-se campeã estadual pela sexta vez consecutiva. Foram 43 gols marcados e somente três sofridos durante a campanha.

Um ano depois, o hepta foi conquistado em cima do Grêmio. No Beira-Rio, o 1 a 0 no placar desempatou o quadrangular final, garantindo mais uma taça.

O oitavo título ocorreu em 1976. Em um campeonato dividido em três turnos, os gremistas venceram o primeiro e o Inter os dois finais. Assim, o time tinha a vantagem de jogar pelo empate na final. Mesmo assim, fez 2 a 0 no rival e entrou para a história do futebol gaúcho. 

Desde então, o Grêmio ganhou um hexacampeonato, e o próprio Internacional chegou a enfileirar cinco conquistas seguidas. Entretanto, octacampeão no Rio Grande só o Clube do Povo.

Paulo César Carpegiani

Times e jogadores lendários

As oito taças do Campeonato Gaúcho não foram conquistadas à toa. Neste período, o Internacional contou com diversos craques, que fizeram parte de times espetaculares e também venceram dois Brasileirões seguidos, em 1975 e 1976.

Dessa era de ouro da história do clube, participaram nomes como Manga, Elias Figueroa, Paulo Roberto Falcão, Paulo César Carpegiani, Valdomiro, Lula entre outros.

Time base de 1975: Manga; Cláudio, Figueroa, Hermínio e Vacaría; Caçapava, Falcão e Paulo César Carpegiani; Valdomiro, Flávio Minuano e Lula. Técnico: Rubens Minelli.

Essa foi a equipe base que venceu outra vez o mais importante título nacional no ano seguinte, em 1976. As únicas mudanças foram Marinho Perez no lugar de hermínio; Batista no lugar de Carpegiani; Jair no lugar de Valdomiro; Dario no lugar de Flávio; e Escurinho no lugar de Lula.

Jogador Falcão história Inter

Remanescentes conquistaram tri brasileiro em 1979

Alguns jogadores dessa época dourada permaneceram no Beira-Rio e conquistaram o terceiro Brasileirão do clube, em 1979.

Ficaram no Internacional para sagrar-se campeões nacionais pela terceira vez Paulo Roberto Falcão, Batista, Jair e Valdomiro.

A conquista é uma das mais marcantes da história do futebol brasileiro, pois aconteceu de forma invicta. O time conseguiu vencer os 23 jogos que disputou na competição. Fez 40 gols e sofreu apenas 13, terminando com um saldo de 27 gols.

Comentários do Facebook

- Publicidade -