Os 25 clubes das Séries A e B que não aderiram à Libra (Liga do Futebol Brasileiro) formalizaram a criação de outra associação com o nome de Liga Forte Futebol do Brasil. A reunião para definir os últimos detalhes foi realizada nesta terça-feira (28).
O objetivo inicial é fazer negociações em bloco e, futuramente, buscar a formação de uma liga única com os integrantes da Libra. O Internacional está envolvido na Liga Forte Futebol do Brasil, já que não concordou com os números apresentados pela outra organização.
O bloco de 25 clubes se recusou a assinar a Libra justamente por conta dessas divergências nos percentuais dos direitos de transmissão. Enquanto os times da primeira organização queriam as porcentagens em 40% dos direitos iguais, 30% para performance esportiva e 30% em engajamento e audiência, os outros queriam de uma forma diferente.
Os times da Liga Forte Futebol do Brasil querem a divisão em 50-25-25. Dessa forma, os times com menos engajamento terão condições maiores de competir financeiramente com os outros clubes. A intenção é criar maior competitividade no campeonato.
O bloco dos 25 já tentou conversar com a Libra, porém eles só aceitam negociar os termos com os membros que já assinaram.
Libra quer aproximação com o bloco dos 25
Na última sexta-feira, a Libra realizou uma reunião para tentar se aproximar do bloco dos 25. A intenção dos clubes é montar uma estratégia para que as partes consigam formalizar a criação de uma nova entidade para negociar em bloco.
A Libra também decidiu que três dirigentes de clubes participantes da Libra – Duílio Monteiro Alves, do Corinthians, Andrés Rueda, do Santos, e Thiago Scuro, do Bragantino – vão centralizar em nome do bloco as conversas com o outro grupo.