Em 2002, o Colorado estava com poucos jogos no calendário depois de ter sido eliminado na Copa Sul-Minas. Para lidar com a situação, a equipe decidiu marcar amistosos contra outros clubes e conquistou cinco vitórias em cinco partidas disputadas durante o período.
Um dos times vencidos pelo Internacional foi uma equipe que iria disputar a Copa do Mundo de 2002 em algumas semanas. A seleção em questão foi o Equador, que era uma das maiores potencias do futebol internacional na época.
A equipe conquistou a vaga para a Copa do Mundo com tranquilidade, terminando em segundo lugar nas Eliminatórias. A Argentina de Marcelo Bielsa foi a única seleção que conseguiu conquistar uma vitória sobre o Equador em Quito.
A equipe gaúcha estava desfalcada do zagueiro Júnior Baiano, do volante Leandro Ávila e do meia Carlos Miguel, mas conseguiu lidar com as adversidades. O jogo foi o último do Equador antes de realizar viagem para a disputa da Copa do Mundo.
O Internacional venceu o confronto por 2 a 1, com gols de Diogo Rincón, aos 8, e Cássio, aos 12. O resultado fez o Clube do Povo voltar motivado a Porto Alegre para dar seguimento ao restante da temporada.
Detalhes de Inter x Equador
Os jogadores do Colorado que disputaram a partida contra o Equador foram Clemer (Fabiano Heves); Ameli, Chris e Ronaldo; Claiton, Alexandre, Márcio, Diogo Rincón (Leandro Guerreiro) e Cássio; Fabiano Costa e Mahicon Librelato (Fernando Baiano). Técnico: Ivo Wortmann.
O Equador entrou em campo com: Ceballos; De La Cruz, Porozo, Espinoza e Guerrón; Boregón, Tenório, Méndez e Ayovi; Aguinaga e Carlos Tenório (Delgado). Técnico: Hernán Darío Gómez.
A partida foi disputada no dia 1 de maio de 2002, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.