Foi por isso que o Internacional mandou Cuesta embora
O Internacional decidiu não ficar com Juan Cuesta, e o devolveu ao Independiente Medellín. Emprestado ao Colorado até o meio do ano, o clube resolveu não adquirir os seus direitos econômicos para tê-lo em definitivo. Além da questão financeira, o comportamento do jovem jogador também foi determinante para a sua não permanência.
Um dos destaques da base colorada que foi vitoriosa em 2021, o atacante colombiano foi devolvido ao clube que o revelou. Para continuar com o atleta, o Clube do Povo precisaria pagar 1,5 milhões de dólares (cerca de R$ 8,5 milhões). Vivendo um momento financeiro delicado, o preço foi considerado alto e, logo, desconsiderado.
A parte financeira, porém, não foi o único fator. Nos bastidores, o jogador era visto como displicente taticamente e, por vezes, parecia estar desinteressado. Com isso, a diretoria entendeu que ele poderia não se adaptar ao time principal.
Juan Cuesta foi um dos destaques do sub-20 do Internacional em 2021
Na temporada, fez parte do time que conquistou os títulos do Gauchão, Brasileirão e Supercopa do Brasil. O último desses três títulos, inclusive, deu ao clube uma vaga para disputar a Libertadores da categoria neste ano.
Os Colorados fizeram 50 jogos no ano, venceram 30, empataram, 13 e perderam apenas 7, um incrível aproveitamento de 68,6% de aproveitamento.
Juan Cuesta foi peça importante no título brasileiro, derrotando o São Paulo na final. No jogo de ida, foi autor do segundo no Beira-Rio, que deu uma vantagem confortável ao time para o jogo de volta no Morumbi.
Ele era visto por muitos como o futuro do Colorado, com um grande potencial para se destacar na equipe principal. Ao fim da temporada, a sua permanência era dada como certa.