Andrés Amaya: o que aconteceu com a jovem promessa do Internacional?
O colombiano Andrés Amaya, chegou ao Internacional em 2020, por empréstimo. O atleta atuou nas categorias de base e foi observado de perto pelos responsáveis do setor colorado. No time principal, foram apenas 138 minutos com a camisa vermelha. Em 2021, ele retornou ao Atlético Huila, que detém os seus direitos.
Para continuar com o meio-campo de 20 anos, o valor que o Clube do Povo teria que desembolsar girava em torno de US$ 1 milhão. A diretoria colorada, entretanto, optou pela devolução após empréstimo.
Buscar jovens talentos pela América do Sul virou uma política do Colorado. Isso se deve a contratação do Executivo das categorias de base, Gustavo Grossi, que chegou ao Beira-Rio respaldado pelo trabalho feito no River Plate desde 2016.
Andrés Amaya fez 11 partidas e quatro gols pelo sub-20 do Inter. Em seu retorno ao time principal do Atlético Huila, em 2021, participou de 17 partidas e tem uma assistência.
Internacional seguiu com outras promessas e teve um 2021 excelente na base
Na temporada passada, os Colorados fizeram 50 jogos, venceram 30, empataram, 13 e perderam apenas 7, um incrível aproveitamento de 68,6% de aproveitamento.
Foram três títulos conquistados: Campeonato Gaúcho, Brasileirão e Supercopa do Brasil. Este último deu uma vaga para os jovens talentos jogarem a Libertadores da categoria em 2022.
A Libertadores sub-20 será disputada de 5 a 20 de fevereiro, no Equador – será a primeira vez do país como sede do torneio. 12 clubes serão divididos em quatro grupos de três times. Os primeiros colocados e a segunda melhor equipe avançam para a próxima fase. É daí que saem os finalistas e quem perder disputará o terceiro lugar.
No grupo B, o Colorado jogará contra a LDU, do Equador, o Peñarol, do Uruguai, e o Millonarios, da Colômbia.