O Colorado foi campeão inédito da Copa Libertadores em 2006. Com um elenco que contava com jogadores como Bolívar, Tinga, Fernandão, Iarley e Rafael Sóbis, o Internacional derrubou gigantes como o Nacional, Libertad e São Paulo, depois de 13 anos afastado da competição. Confira a campanha completa:
Fase de grupos
O Inter avançou para o mata-mata invicto, com 14 pontos conquistados, após empate na estreia contra o Maracaibo-VEN (1 a 1), triunfo contra o Nacional (3 a 0), duas vitórias contra o PUMAS (2 a 1 e 2 a 0), empate contra os uruguaios (0 a 0) e vitória contra o Maracaibo (4 a 0) no encerramento da fase de grupos.
Oitavas de final
Nas oitavas, o Colorado enfrentou o Nacional novamente, já que a fase pareava a melhor campanha contra a pior campanha. Dono da segunda maior pontuação na fase de grupos, o Inter enfrentou os uruguaios, donos da penúltima pior campanha entre os classificados. Na ida, o Clube do Povo venceu o Bolso fora de casa por 2 a 1, com gols de Jorge Wagner e Rentería. Na volta, empate sem gols e Internacional classificado.
Quartas de final
Na ida, derrota contra a LDU por 2 a 1, com gol de Jorge Wagner, na altitude de 3000 metros. Na volta, em frente ao Beira-Rio lotado, vitória por 2 a 0 com gols de Rafael Sóbis e Rentería.
Semi final
Para chegar à final, o Inter teria que derrubar o Libertad, do Paraguai. Na ida, empate sem gols no Estádio Defensores del Chaco. Na volta, 50 mil pessoas assistiram no Beira-Rio a vitória por 2 a 0 com gols de Alex e Fernandão.
Final
No primeiro jogo da decisão, o Inter conseguiu o triunfo fora de casa por 2 a 1, com dois gols de Rafael Sóbis. Na volta, empate por 2 a 2, com gols de Fernandão e Tinga. O Internacional foi, de forma inédita, campeão da Copa Libertadores da América.
Ficha técnica – Internacional 2×2 São Paulo
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data: 16/08/2006
Árbitro: Horacio Elizondo (Fifa-ARG)
Auxiliares: Rodolfo Otero (Fifa-ARG) e Dario García (Fifa-ARG)
Público/Renda: 57.554 (8.656 pagantes e 43.915 sócios)/R$ 719.365,00
Cartões amarelos: Edinho, Tinga, Jorge Wagner, Fernandão, Alex e Bolíviar (INT); Aloísio (SPA)
Cartão vermelho: Tinga (INT)
Gols: Fernandão, 29’/1ºT(1-0); Fabão, 5’/2ºT(1-1), Tinga, 20’/2ºT(2-1) e Lenílson, 39’/2ºT(2-2)
INTERNACIONAL: Clemer; Índio, Bolívar e Fabiano Eller; Ceará, Edinho, Tinga, Alex (Michel, 33’/2ºT) e Jorge Wagner; Rafael Sobis (Ediglê, 37’/2ºT) e Fernandão – Técnico: Abel Braga
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos (Alex Dias, 25’/2ºT); Souza, Mineiro, Richarlyson (Tiago, 13’/2ºT), Danilo (Lenílson, 13’/2ºT) e Júnior; Leandro e Aloísio – Técnico: Muricy Ramalho.