A direção do Internacional divulgou uma atualização sobre a situação gravíssima referente ao estádio Beira-Rio e ao seu centro de treinamento, ambos fortemente destruídos pelas enchentes no Rio Grande do Sul do mês de maio.
Os danos vão além dos problemas elétricos; o gramado, por exemplo, foi diretamente prejudicado pela enchente. Segundo o clube gaúcho, ainda não há previsão para o retorno de seu histórico estádio, às margens do Lago Guaíba em Porto Alegre. O clube informou, inclusive, que o replantio da grama de inverno começará na próxima semana.
Na próxima semana, o clube também iniciará a limpeza das áreas internas, um processo que deverá levar 20 dias. O complexo do Beira-Rio está atualmente sem qualquer abastecimento de água. A direção do Inter também revelou que a campanha “Jogando Junto”, lançada nesta semana, já está apresentando resultados.
Campanha de solidariedade
De acordo com o Inter, uma dezena de empresas e entidades já entraram em contato, manifestando interesse em investir na melhora do Rio Grande do Sul como economia novamente. O clube se manifestou de forma oficial sobre a situação:
“O estádio ainda está sem energia elétrica e não há previsão de retorno já que não sabemos os danos causados nas cinco subestações de energia que funcionam no Beira-Rio. Os testes começam na próxima semana.”
“Estão sendo usados geradores para a projeção de luzes artificiais no campo, que auxiliam na recuperação. Este tipo de equipamento é usado frequentemente no nosso inverno, pela falta de luminosidade.”
“Com a água mais baixa, avaliação dos danos já começou. Ainda sem estimativas de custos. Previsão de prazo de 120 dias. Assim que as parcerias/doações forem fechadas, comunicaremos.”