O jornal esportivo El Deportivo, do site chileno La Tercera, listou os 30 maiores clássicos das Américas. De acordo com a matéria do portal, o clássico entre Internacional e Grêmio não é o maior do continente e nem sequer do Brasil.
O debate para decidir qual clássico é maior entre Boca Juniors x River Plate e Internacional x Grêmio vale a pena ser discutido. Mas não faz sentido colocar Independiente X Racing na frente do Gre-Nal. No Brasil, o confronto Fla-Flu também foi listado acima do duelo gaúcho.
Vale ressaltar que o motivo que faz o superclássico argentino e o Gre-Nal serem diferentes de todos os demais é a equidade na história. Em questão de títulos, ídolos, estrutura, torcida e confrontos diretos, tudo isso é bastante equilibrado.
A rivalidade entre Flamengo e Fluminense é histórica. Só que a mais pura verdade é que são clubes de tamanhos diferentes. O derby paulista (Palmeiras x Corinthians) é um clássico que pode ser considerado maior que o confronto dos cariocas.
Vale ressaltar que o ranking não se limita aos clubes sul-americanos. Times dos Estados Unidos e México também entraram na lista. O clássico entre Chivas e América, do México, ficou na 6ª colocação, enquanto o encontro entre Los Angeles Galaxy e Los Angeles FC, dos Estados Unidos, ficou em 30º lugar.
Os 10 maiores clássicos da América, segundo o site “El Deportivo”
1 – Boca Juniors x River Plate
2 – Peñarol x Nacional
3 – Independiente x Racing
4 – Flamengo x Fluminense
5 – Grêmio x Internacional
6 – América x Chivas
7 – Newell’s x Rosário Central
8 – Palmeiras x Corinthians
9 – Olímpia x Cerro Porteño
10 – Oriente Petrolero x Blooming