Jornalista bate o martelo que Inter travará guerra na Fifa
O Internacional pode acionar a FIFA para resolver questões envolvendo a negociação entre Corinthians e Zenit por Yuri Alberto, de acordo com o jornalista Jorge Nicola. O clube paulista, em si, nada tem a ver com o problema, mas o Colorado pode acionar os russos na entidade máxima do futebol.
Quando vendeu o atacante ao Zenit por 150 milhões de reais, o Internacional manteve 10% dos direitos econômicos do atleta e lucraria com uma futura venda. Porém, a negociação com o Corinthians é por uma troca de jogadores, não envolvendo dinheiro. Mesmo assim, o Inter estaria cobrando o Zenit o percentual acordado em contrato.
Com isso, em caso de desacordo financeiro entre Inter e Zenit, é considerado normal que o Colorado busque a FIFA para que os tribunais resolvam a questão. A possível busca jurídica do clube gaúcho em nada interfere as negociações entre os russos e o Corinthians por Yuri Alberto.
Passagem de Yuri Alberto pelo Internacional
O atacante Yuri Alberto fez as categorias de base com a camisa do Santos, mas foi pelo Internacional que brilhou no futebol profissional, chamando a atenção de diversos clubes Europeus. Ele chegou ao Beira-Rio em 2020, com apenas 19 anos, depois de não chegar a um acordo com a equipe santista.
Com a camisa do Internacional, Yuri Alberto fez 85 partidas, marcando 31 gols e distribuindo seis assistências. A venda para o Zenit, da Rússia aconteceu ainda em janeiro de 2022, por 25 milhões de euros, quase 150 milhões de reais, se tornando a maior venda da história do Inter.
No futebol Europeu a passagem durou pouco. Com o início da guerra entre Rússia e Ucrância, o atacante deixou o país e retornou ao Brasil para defender o Corinthians. Pelo clube russo foram apenas 14 jogos, seis gols marcados e três assistências.