Após a derrota de 2 a 0 para o São Paulo, o técnico Mano Menezes concedeu uma entrevista coletiva afirmando que vai adotar novas alternativas no Colorado. O comandante destacou que não está conseguindo atingir os resultados desejados no atual estilo de jogo, portanto precisa de alterações.
“Preciso encontrar uma maneira firme de a equipe jogar. Queremos propor, mas não estamos decidindo. Se não estamos com esse poder de decisão grande, talvez precisemos propor menos, sofrer menos defensivamente e recuperar a confiança. Quando a confiança estiver de volta, podemos caminhar na direção em que estávamos caminhando”, disse o treinador.
Por conta disso, o jornalista Rafael Diverio, da GZH, destacou algumas alternativas que podem ser abordadas pelo treinador. Com isso, o Colorado pode deixar de tomar gols em excesso, já que a defesa foi vazada em 11 dos últimos 13 jogos.
Possíveis alternativas para o Internacional
O primeiro caminho comentado pelo jornalista é a inclusão de mais um volante para aumentar a combatividade no meio-campo. Nas últimas partidas, o treinador optou por escalar um volante fixo (Campanharo) e outro mais móvel (Carlos de Pena). Baralhas surge como alternativa.
Outra alternativa seria mudando o desenho tático do Internacional. Uma possibilidade pode ser a abordagem do 3-5-2, com Moledo, Vitão e Mercado. Dessa forma, Bustos teria liberdade para avançar e contribuiria mais ao ataque.
Por último, o Internacional poderia mudar a postura tática: o time baixa as linhas e marca mais próximo à intermediária. Dessa forma, o Colorado passa a jogar de forma reativa e aposta nos contra-ataques para marcar gols. O sistema foi abordado de forma semelhante contra o Flamengo.
Mano Menezes terá a oportunidade de abordar essas mudanças na próxima partida. O Internacional joga contra o Athletico Paranaense, na quarta-feira (10), às 19h, no Estádio Beira-Rio, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.