Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Juventude igualou feito vexatório do Grêmio na Série A

Juventude e Grêmio possuem algo em comum: são as únicas duas equipes do Rio Grande do Sul que acabaram o Campeonato Brasileiro de pontos corridos em último lugar. O Internacional foi rebaixado uma vez na história, mas acabou o certame na 17º posição, situação bem diferente dos rivais locais.

O feito gremista foi atingido na histórica campanha de 2004, quando somaram 39 pontos em 46 partidas. Naquela época o Brasileirão tinha 24 times, era o segundo ano dos pontos corridos, sendo que na temporada anterior a equipe quase havia sido rebaixada. Fernandão contribuiu para essa queda, marcando no clássico.

Em 2022, o Juventude foi o segundo gaúcho a acabar no último lugar, fazendo apenas 22 pontos em 38 partidas, ganhando só três vezes, de Ceará, Avaí e Fluminense. O time da serra fez um Gauchão abaixo do esperado e lutou para não cair até a rodada final, mas no Brasileirão não teve jeito e foram para a segundona.

O Avaí é o único time que duas vezes foi o lanterna dos pontos corridos, a primeira vez em 2011 e depois em 2019. Aliás, Santa Catarina é o estado que mais vezes teve time em último, o que aconteceu também em 2012 (Figueirense), 2014 (Criciúma), 2015 (Joinville) e 2021 (Chapecoense).

Junto com o Botafogo (2020), o Grêmio é o único time dos considerados “12 grandes” a ter acabado no último lugar. O Bahia foi lanterna em 2003 e o Sport em 2009, se juntando aos campeões da Série A que passaram por este papelão.