Em busca de mais adesões, a Libra decidiu retirar o privilégio de garantia mínima nos valores destinados ao Flamengo e Corinthians. O item era o principal motivo que incomodava os clubes participantes da própria Libra e da Forte Futebol.
Segundo informação do Uol Esporte, a decisão foi tomada em uma reunião realizada na Federação Paulista de Futebol (FPF) e será oficializada após uma nova reunião, marcada para sexta-feira (26). A medida permite que clubes como o Internacional possam mudar de lado.
A partir de agora, o estatuto da Libra destaca que todas as equipes do Brasileirão 2025 terão direito a pelo menos o mesmo valor em receita que já foi ganho na edição de 2023, de forma proporcional. Com isso, a distribuição de dinheiro será mantida mesmo com uma arrecadação menor.
Ou seja: Flamengo e Corinthians continuarão arrecadando mais em relação aos outros clubes. A principal diferença é que os dois assumem o mesmo risco dos outros, sem o benefício da garantia de continuar com o mesmo valor nos próximos anos. A medida poderia gerar um prejuízo aos outros 18 clubes participantes da Série A.
A nova medida da Libra está sendo estudada pelos clubes e, com isso, é possível que participantes da Forte Futebol mudem de ideia. Em um primeiro momento, o Internacional vai seguir na LFF e ainda não enxerga motivos suficientes para mudar de lado.
Internacional está fechado com a LFF?
O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, é um dos principais promovedores da Liga Forte Futebol. O mandatário acredita que a LFF tem mais vantagens em relação à Libra, já que oferece uma quantia mais igualitária aos clubes e não infla os valores para Corinthians e Flamengo.
O Colorado segue ao lado da Forte Futebol e aguarda os próximos capítulos para a definição da nova liga do futebol brasileiro.