Logo após empate do Internacional, Botafogo confirma título do Brasileiro
Graças ao empate do Internacional com o Flamengo, na noite da última quarta-feira (30), o Botafogo garantiu o título do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Além do duelo de ontem, resta mais uma para que a tabela da primeira metade da competição seja definida, mas só o Rubro-Negro Carioca poderia tirar a coqnuista simbólica do rival.
O 1 a 1 no jogo válido pela 17ª rodada, realizado no Beira-Rio, fez a equipe treinada por Filipe Luis chegar a 38 pontos. Em caso de vitória, o clube da Gávea igualaria os 40 pontos do Alvinegro e poderia passar à frente nos critérios de desempate, o que, no fim das contas, não aconteceu.
Como se sabe, o título do primeiro turno é simbólico e não vale de muita coisa – nem sequer vale uma taça formal. Contudo, em termos de estatísticas é relevante para quem consegue finalizar a primeira metade da disputa no topo e deixa o líder mais próximo de colocar as mãos no troféu.
Para se ter uma ideia, em apenas 33% das vezes o campeão do primeiro turno não confirmou o título ao final do certame. Essa estatística contempla as 18 edições do Brasileirão de pontos corridos disputado por 20 clubes.
Internacional ainda pode pegar o Botafogo
Hoje, 11 pontos separam os dois times na tabela de classificação do Brasileiro. Os cariocas lideram com 64 pontos, enquanto o Clube do Povo é o quinto colocado, com 53. Entretanto, essa vantagem já foi muito maior.
Com a ótima campanha feita no segundo turno, o Colorado deu um salto na tabela e passou a olhar para a parte de cima. O principal objetivo é garantir uma vaga direta na Libertadores, mas, diante do bom rendimento a briga pelo título surge no horizonte – e tendo em vista a temporada passada, tudo pode acontecer até dezembro.