Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Máfia do Apito: escândalo tirou o título brasileiro do Internacional

Em 2005 rolou um dos maiores escândalos do futebol brasileiro, se não for o maior. Árbitros manipularam resultados de jogos das principais competições para fazer os apostadores lucrarem com os resultados certos. Muitos times foram afetados com a Máfia do Apito, porém o Internacional foi o que mais sofreu com o escândalo.

Afinal, naquela temporada o Inter brigou ponto a ponto com o Corinthians pelo título do Campeonato Brasileiro. Já que, os árbitros Edílson e Danelon interferiram nos resultados dos jogos em que eram escalados para que favorecessem os apostadores, comandados por Fayad. Os juízes recebiam cerca de R$ 10 mil por partida fraudada.

Sendo assim, devido às suspeitas, algumas partidas foram anuladas e tiveram que ser disputadas novamente, o que mudou completamente o rumo do Campeonato Brasileiro. Afinal, o Corinthians perdeu as duas partidas que Edilson apitou, para Santos por 4 x 2 e São Paulo por 3 x 2. No entanto, nos novos duelos, a equipe paulista venceu o Peixe e empatou com o Tricolor.

Enquanto isso, o Inter também teve uma partida anulada, contra o Coritiba por 3 x 2. Contudo, a equipe venceu novamente o Coxa e não alterou em nada na classificação do clube gaúcho.

Por isso, o escândalo acabou com o sonho do título do Internacional. Já que, se as partidas não tivessem sido anuladas e disputadas novamente, o Colorado seria o campeão do torneio com 78 pontos, um a mais do que o Corinthians.

Ainda na busca do Campeonato Brasileiro

Por fim, em 2005, foi a grande oportunidade do Inter voltar a conquistar o torneio, depois de muito tempo. Afinal, a última vez que o Colorado foi campeão do Brasileirão foi em 1979.