No final da temporada passada, o Internacional definiu que iria dar mais oportunidades para os jovens das categorias de base durante a disputa do Gauchão 2023. O técnico Mano Menezes era um dos percursores do movimento, porém acabou não dando sequência à medida.
A decisão do comandante acabou mostrando hipocrisia com declarações que foram concedidas no início do ano passado. Em entrevista ao jornalista Fabiano Baldasso, Mano revelou que os jogadores do Celeiro de Ases deveriam ter sido mais utilizados no Gauchão de 2022.
“Eu penso que eles (atletas da base) já deveriam ter jogado mais no campeonato estadual, porque esse é o lugar adequado onde você pode fazer isso com um pouco mais de oportunidade. A gente perdeu um pouco dessa oportunidade, ao meu ver, no primeiro trimestre”, disse o treinador.
Técnico do Colorado no começo do ano passado, Cacique Medina optou por não dar oportunidades aos jovens das categorias de base. Com isso, Mano Menezes utilizou esse argumento para não testar os jogadores em meio a disputa do Campeonato Brasileiro.
A promessa era de que o Celeiro de Ases seria mais acionado no Gauchão de 2023, porém isso não ocorreu. A decisão de Mano Menezes gerou criticas dos colorados, já que havia um pedido para a maior utilização das categorias de base.
Mano Menezes decepcionou os torcedores
O entendimento era de que atletas como Lucca, Rangel, Matheus Dias e Estevão receberiam mais oportunidades. Esses jogadores foram utilizados em alguns momentos da competição, porém não receberam tantas chances como era esperado.
A falta de utilização dos jovens também chama a atenção para o trabalho do dirigente Gustavo Grossi. O coordenador das categorias de base é criticado por torcedores e pela imprensa devido a falta de revelações no Colorado nesses últimos anos.