Na última quarta-feira (14), o elenco do Internacional se apresentou para realizar exames e fazer avaliações físicas, o que também foi feito no dia seguinte. Já nesta sexta-feira (16), o Colorado abriu oficialmente a temporada de 2023. Durante o período da manhã, o grupo realizou uma solenidade na sala de imprensa do estádio Beira-Rio e falou sobre os desafios projetados para o ano.
A principal missão para 2023 é voltar a conquistar títulos, o que não acontece desde 2016, quando venceu o Campeonato Gaúcho. Mas quando o assunto é taça de maior relevância, a seca é ainda maior. A última vez que levantou uma taça de relevância, foi quando venceu o Independiente, da Argentina, na decisão da Recopa Sul-Americana em 2011.
Sem conquistar um Gauchão há sete anos e um título de alto nível há doze anos, a missão para 2023 se tornou encerrar de vez esse jejum de títulos que acompanha o torcedor Colorado há tanto tempo, e a temporada que está para chegar é uma esperança de sucesso.
O evento contou com a presenta de dirigentes, conselheiros, torcedores, comissão técnica e grupo de jogadores. Quem foi o responsável por dar início aos discursos, foi o presidente Alessandro Barcellos, que falou sobre os desafios do próximo ano. “Nossa torcida está há muito tempo com sede de título e o desejo de conquista. A cada ano, vira um desafio ainda maior, mas estamos preparados. Contem conosco”, afirmou o presidente Colorado.
O técnico Mano Menezes falou por último durante a solenidade. O comandante, que foi o responsável pela evolução do time no ano após um começo de temporada bem conturbado sob o comando de Medina, citou a parceria no vestiário, a cumplicidade e a necessidade de ser um dos candidatos ao título em todas as competições, como Gauchão, Brasileirão, Campeonato Brasileiro e Libertadores.
“Os jogadores têm uma ideia muito clara do que construímos. Sempre fomos claros e abertos. Buscamos nos respeitar. Mesmo as brigas precisam ser por uma causa limpa. E a causa é esta, colocar o Colorado entre os melhores e lutar por títulos, a grandeza do Inter. Nos preparemos para atender à expectativa. Assumimos a responsabilidade deste trabalho diário”, falou Mano Menezes.
Títulos do Internacional no século
O Internacional não está tendo boas temporadas se formos levar em consideração taças levantadas. Mas as coisas nem sempre foram assim. Até 2016, o Inter era o time com mais títulos no século, levando em conta todos as competições, estaduais, nacionais e internacionais.
No ano do último título do Internacional, o Colorado estava no topo do ranking dos clubes com mais títulos no século 21, com 19 taças levantadas. O jejum de títulos fez com que o clube gaúcho perdesse o posto.
Ranking dos clubes com mais títulos no século 21:
1º – Flamengo: 23 títulos.
2º – Corinthians, Cruzeiro e Inter: 18 títulos.
5º – Fortaleza: 17 títulos.