O jornalista Maurício Saraiva criticou a forma em que Grêmio e Internacional estão utilizando os volantes. Segundo ele, os dois clubes jogam para não tomar gols e isso é um grande problema para que seja possível competir em alto nível.
“Quem quiser entender uma das causas pelas quais Grêmio e Inter estão fora da Libertadores e um deles foi rebaixado, olhe para as escalações de meio-campo dos dois times”, disse o jornalista, em seu blog no Globo Esporte.
“Ambas (as escalações da dupla GreNal) começam com a mesma ideia jurássica de futebol em que tudo vale para, abominável expressão, fechar a casinha. Não importa que implique em desfazer qualquer perspectiva de um time criativo e competente no ataque. O que importa mesmo é trancar a rua, a quadra, o condomínio”, finalizou.
Maurício Saraiva informou que não se trata de uma critica ao desempenho dos jogadores das duas equipes. A análise é sobre a postura utilizada pela direção e pelos treinadores para jogar de forma fechada, sem haver criação no meio-campo.
“Para não demonizar pessoas físicas, a questão não é o RG de Thiago Santos, Lucas Silva, Rodrigo Dourado ou Rodrigo Lindoso e sim o inequívoco fato de que são jogadores da mesma função e mesmas características. Juntos, travam o serviço da saída de bola. Não são culpados”, salientou o jornalista.
Falta criação para a dupla GreNal?
Saraiva acredita que é essa falta de criação no meio-campo que impede as duas equipes de jogarem em alto nível no futebol sul-americano.
“Quem abre mão da construção com tanto despudor se propõe a pagar o preço. No caso, pobreza criativa, o que dificulta a competitividade destas equipes para voos maiores. Impressiona que o uso excessivo de volantes iguais ainda seja pauta em pleno 2022”, comentou o jornalista.