Na noite da última quarta-feira (7), o Internacional entrou em campo pela quinta rodada da Fase de Grupos da Copa Libertadores de 2023. Os comandados de Mano Menezes visitaram o Nacional, do Uruguai, dentro do Parque Central, e por besteira, empataram por 1 a 1.
O primeiro tempo não teve gols, mas o Inter mostrou bastante maturidade para encarar uma equipe que tinha ao seu lado um caldeirão. A torcida uruguaia fez festa no Parque Central e tentou ajudar o Nacional a fazer uma pressão. Não deu certo. Alan Patrick, De Pena e Johnny foram experientes em Montevidéu e trocaram passes verticais que impossibilitaram a posse ofensiva dos mandantes.
O Internacional voltou bem do intervalo e continuou tomando conta da partida. Aos 17 minutos, Alan Patrick recebeu de Luiz Adriano na intermediária, deu um drible desconcertante, conseguiu deixar dois rivais no chão, tabelou com Pedro Henrique e chutou de primeira para superar Rochet. Golaço do Colorado.
Mercado muda esquema e passa por cima de Mano
Depois do tento marcado, o Inter ficou mais postado no campo de defesa e viu o Nacional crescer no jogo. Diante da situação crítica, Gabriel Mercado não quis saber de hierarquia e pediu para Mano colocar outro zagueiro na equipe.
“Colocamos mais um zagueiro. Mercado sugeriu e entendi. Foi em um destes lances na área que eles empataram. Mas na parte de competir e ter força, a equipe entregou. Ainda comete o pecado de perder oportunidades demais, mas se for competitivo na nossa casa, estaremos preparados para buscar a classificação”, revelou Mano Menezes na entrevista coletiva pós jogo.
Na reta final do confronto, o empate aconteceu. Após falta cobrada na área, Damiani superou Mercado (que havia dado uma de treinador) e deixou tudo igual na partida. Resultado atrasa a classificação, mas ainda deixa o Inter vivíssimo na última rodada.