Pela segunda vez na história a Copa do Mundo contará com Messi e Cristiano Ronaldo nas quartas de final. A primeira vez foi em 2006, quando o argentino caiu nesta fase e o português passou. Os dois craques estão disputando o torneio da FIFA pela quinta vez e são recordistas de presenças, ao lado do goleiro Buffon (Itália), Lothar Matthäus (Alemanha) e dos mexicanos Rafa Márquez, Andrés Guardado e Ochoa.
Em 2006, na primeira Copa dos rivais, a Argentina caiu nas quartas contra a dona da casa Alemanha. Portugal chegou nas semifinais e perdeu para a França, depois também sendo derrotados pelos alemães na disputa de terceiro lugar. Cada um deles marcou um gol na competição.
Em 2010, na África do Sul, Cristiano Ronaldo fez só um gol e viu seu time cair nas oitavas para a Espanha. Já Messi sequer marcou e novamente caiu nas quartas para a Alemanha, dessa vez com goleada de 4×0. Naquela edição Portugal chegou a ganhar da Coreia do Norte por 7×0, mesmo assim o atacante não passou de um marcado.
Quatro anos depois, no Brasil, CR7 não conseguiu ajudar Portugal que caiu ainda nos grupos. Messi chegou na final e acabou derrotado mais uma vez pela Alemanha. O astro que jogava no Barcelona ganhou o prêmio de melhor jogador da competição, embora não tenha sido unanimidade.
Mundiais da Rússia e do Catar
Chegando em 2018 os craques poderiam ter se enfrentado nas quartas de finais. Porém, a Argentina perdeu para a França e Portugal para o Uruguai, na fase seguinte os franceses se deram melhor. Contra a Espanha, na estreia, CR7 marcou três gols.
Na Copa do Mundo do Catar, Portugal eliminou a Suíça nas oitavas de final e irá encarar o Marrocos nas quartas. Já a Argentina bateu a Austrália e vai encontrar a Holanda nas quartas. As equipes podem se enfrentar apenas na final ou na disputa pelo terceiro lugar.