No último sábado (8), o Grêmio entrou em campo pela partida de volta da Final do Campeonato Gaúcho de 2023. Os comandados de Renato Portaluppi receberam o Caxias, dentro da Arena, em Porto Alegre, venceram por 1 a 0 e se sagraram campeões estaduais.
Apesar do triunfo, a vitória gremista veio manchada com um erro absurdo da arbitragem. Por volta dos 14 minutos do segundo tempo, Luis Suárez girou em cima da marcação, desabou na grande área e pediu pênalti. A princípio, o árbitro Leandro Pedro Vuaden não marcou nada e mandou o jogo seguir. Porém, o VAR chamou, o juiz mudou de ideia e aplicou a penalidade para os mandantes baterem. O uruguaio chutou no canto direito do goleiro Bruno Ferreira, que acertou o canto, mas não alcançou.
“Depois da derrota do Caxias, Milton Neves escreveu em seu blog no UOL e criticou a arbitragem. “Mas não tem como não falar do pênalti dado pela arbitragem em cima de Suárez, gerando o primeiro gol gremista. Uma vergonha, minha gente! O uruguaio disputa o espaço com o zagueiro, que usa o braço na disputa, mas nada que fosse suficiente para derrubar o camisa 9. O VAR, tão predisposto a ajudar os times grandes, operou a equipe de Caxias do Sul. Uma pena!”, disse Milton Neves.
Veja o que disse Suárez após a vitória
“O mais importante é o trabalho da equipe. Começamos a temporada trabalhando muito para que as coisas aconteçam. E aconteceu o que a gente queria que era ganhar. Tive muita sorte de ganhar muitas coisas na minha carreira, mas sigo querendo coisas. O Gauchão é muito importante para mim e para minha carreira também”, disse Suárez logo após o jogo.