O técnico Renato Portaluppi tomou a decisão de deixar o comando do Grêmio em abril de 2021. A situação foi desencadeada logo após a eliminação do clube na terceira fase da Copa Libertadores da América, contra o Independiente Del Valle. O resultado gerou bastante revolta nos torcedores e ocasionou a demissão do profissional.
Em comunicado enviado à imprensa, o Tricolor Gaúcho agradeceu ao treinador pelos serviços prestados, lembrando das conquistas relevantes, lealdade à instituição e longevidade no clube. Na época, Portaluppi era o comandante há mais tempo no comando de uma equipe no país. Ele deixou o Grêmio com os auxiliares Alexandre Mendes e Victor Hugo Signorelli.
Ao longo de quatro anos e sete meses à frente da equipe gaúcha, Renato conquistou a Copa do Brasil em 2016, a Libertadores em 2017, a Recopa Sul-Americana em 2018 e os títulos do Gauchão em 2018, 2019 e 2020, além da Recopa Gaúcha em 2019. Contudo, os feitos não foram suficientes para manter o profissional no cargo por mais tempo.
Pouco tempo depois, o Tricolor Gaúcho enfrentou uma grande crise nos bastidores e foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. O técnico Renato Portaluppi retornou ao cargo no segundo semestre de 2022, quando a equipe estava brigando pelo acesso na Série B. Agora, o profissional segue no clube e vai em busca de títulos no ano de 2024.
Renato Portaluppi fora dos planos do Grêmio?
A trajetória do técnico Renato Portaluppi está sendo marcada por diversas polêmicas. Na última derrota para o Inter, por exemplo, o treinador realizou viagem ao Rio de Janeiro e não prestou entrevista coletiva. Os torcedores criticaram a atitude do comandante e muitos pediram a demissão. Contudo, o profissional foi mantido no cargo.