Uma notícia sobre o sistema defensivo do Internacional nesta temporada acabou assustando bastante os torcedores da equipe. O time comandado por Mano Menezes ficou conhecido por sua consistência em todos os lados do campo, aproveitando bem as oportunidades que tinha no ataque, enquanto a defesa bem postada assegurava os resultados, o que não parece ser a realidade atual do time.
Isso porque o time gaúcho não vem conseguindo se fechar defensivamente como fazia no ano passado. Essa situação pode ser comprovada pela quantidade de gols tomados e em momentos complicados. Nas primeiras duas partidas do Campeonato Gaúcho, a falta de atenção levou a gols nos primeiros minutos, complicando a vida do time também ofensivamente.
Para se ter uma ideia, o Internacional tem o melhor ataque de toda a competição estadual, ao lado do Grêmio, com 12 gols, além de ter o artilheiro do torneio, Pedro Henrique, mas mesmo assim, está oito pontos atrás do maior rival. Essa situação é preocupante, ainda mais para a equipe que pretendia brigar por títulos de expressão em 2023, mas não consegue dominar o próprio estado.
A situação também fica ruim quando olhamos o aspecto nacional. De acordo com levantamento divulgado pelo perfil oficial do programa Sportscenter Brasil, da ESPN, o Inter tem a oitava pior defesa entre os times da Série A nesta temporada. Até aqui somente Flamengo, Santos, Bahia, Goiás, Bragantino, São Paulo e Fortaleza levaram mais gols.
Inter não está com a zaga titular
Um problema que pode estar contribuindo para o mau rendimento do sistema defensivo colorado é a ausência de Gabriel Mercado. Na última temporada, o veterano formava, ao lado de Vitão, a zaga ideal do elenco de Mano Menezes. No entanto, uma lesão acabou tirando o argentino de combate neste começo de ano, mas nas próximas partidas isso já deve se resolver.