Uma nova regra em relação à disputa de pênaltis acabou virando assunto e irritando alguns torcedores que se movimentaram nas redes sociais. As cobranças de penalidades voltaram a ser pauta nesta semana quando o Flamengo acabou perdendo a final da Recopa Sul-Americana para o Independiente Del Vale depois de Santos não pegar nenhuma cobrança.
Em alguns programas esportivos, foi comentada a possibilidade de estar faltando “malícia” para que o goleiro rubro-negro conseguisse se sair melhor durante as cobranças. No entanto, ao mesmo tempo em que alguns cobraram mais malandragem de Santos, as entidades internacionais estão se movimentando para reduzir um pouco o impacto disso nos resultados.
Isso porque, como muitos acreditam, as cobranças de pênaltis passam muito pela concentração e também pelo emocional do batedor. Isso ficou bem claro na Copa do Mundo do Catar, quando Emiliano Martínez “entrou na cabeça” dos batedores durante o torneio e até mesmo na grande final, o que parece ter ajudado bastante a argentina à chegar onde chegou, o título.
Nova regra de pênalti vira polêmica
No entanto, os métodos do arqueiro campeão do mundo não ficaram muito bem vistos no cenário mundial e agora podem gerar mudanças significativas. Isso porque o Conselho da Associação Internacional de Futebol (Ifab), acabou definindo que os goleiros não poderão mais distrair ou fazer provocações aos batedores durante as cobranças. A regra entre em vigor em 1º de julho de 2023.
A decisão, que parece ter se baseado no desempenho e provocações de Martínez, aparece controversa, tendo em vista que recentemente ele foi eleito o melhor goleiro do mundo pela Fifa, muito por conta das defesas decisivas que realizou em sua campanha na Copa do Mundo. A decisão foi debatida e não agradou muitos torcedores.