O Internacional cresceu de rendimento na disputa da Copa Libertadores da América. O principal responsável pelo aumento do desempenho foi o técnico Eduardo Coudet, que substituiu Mano Menezes e apresentou resultados imediatos na competição continental. No entanto, desta forma, o comandante teve influência em recorde que perdura no Beira-Rio.
Isso porque, após a saída de Mano Menezes, o Internacional não quebrou um tabu que já dura cinco anos. Desde 2018, o Colorado não começa e termina a temporada com o mesmo comandante. O técnico Mano Menezes, que estava sendo mantido no cargo desde 2022, não conseguiu resistir depois da péssima campanha no primeiro semestre de 2023.
O último profissional a repetir o feito foi Odair Hellmann, que comandou o Internacional no retorno à Série B, em 2018. O treinador conseguiu bons resultados no Brasileirão e só deixou a equipe em 2019. Desta forma, o comandante teve tempo suficiente para realizar um trabalho a longo prazo no Beira-Rio. Contudo, nenhum título foi conquistado no período.
Desde a saída de Odair Hellmann, o Inter tem pelo menos dois técnicos por temporada. Em 2020, a equipe teve Eduardo Coudet e Abel Braga, No ano seguinte, Miguel Ángel Ramírez e Diego Aguirre estiveram na casamata. Em 2022, Alexander Medina iniciou nos primeiros meses e Mano Menezes assumiu o cargo. Em julho, Coudet retornou ao clube.
Coudet pode bater recorde de Odair Hellmann?
O técnico Eduardo Coudet tem um objetivo bem definido desde a chegada ao Internacional: a conquista do tricampeonato da Copa Libertadores da América. O treinador argentino segue em busca do objetivo e já eliminou River Plate e Bolívar, respectivamente nas oitavas e quartas de final. Agora, o Clube do Povo encara o Fluminense na semifinal.
A primeira partida contra o Fluminense será disputada em 27 de setembro, no Maracanã, e a volta ocorre no dia 4 de outubro, no Beira-Rio. O vencedor encara Palmeiras ou Boca Juniors na decisão.