Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Onde jogou Fernandão durante a carreira?

Considerado por muitos o maior ídolo da história do Internacional, Fernandão consolidou uma carreira marcante em todos os clubes que passou. Quando não fez história com com conquistas, o eterno capitão colorado construiu uma passagem de muitos gols e, acima de tudo, liderança tática e anímica, característica pela qual o ex-centroavante mais se destacava.

Com isso, vamos relembrar os clubes que Fernandão trilhou durante sua carreira vitoriosa e de muita imposição de respeito.

Goiás (1995 – 2001)

Natural de Goiânia, o capitão iniciou sua trajetória no futebol atuando no principal clube da cidade. Por seis temporadas, Fernandão defendeu as cores do Goiás marcando uma grande identificação com o clube, na qual perdura até os dias atuais. Pelo Esmeraldino foram 271 jogos disputados e 108 gols marcados. Além do tetracampeonato goiano, o centroavante liderou a equipe na campanha do título da Série B em 1999..

Olympique de Marseille (2001 – 2004)

Após se destacar no Centro-Oeste brasileiro, Fernandão iniciou sua carreira na Europa atuando na França atuando no Olympique de Marseille. Pelo clube do velho continente foram apenas 73 jogos disputados, tendo feito nove gols. Vale ressaltar que antes de deixar a Europa, o centroavante ainda teve uma pequena passagem pelo Toulouse.

Internacional (2004 – 2008)

Mesmo com uma carreira de sucesso até o momento, Fernandão ainda almejava conquistas grandes títulos no cenário nacional. Desse modo, após Fernando Carvalho ser criativo na contratação do centroavante, o camisa 9 desembarcou na capital gaúcha para se tornar um dos maiores ídolos da história do clube. Com 77 gols em 190 jogos, o capitão liderou a equipe na retomada nacional e nas primeiras conquistas continentais e intercontinentais, sendo as principais, a Libertadores da América e o Mundial de Clubes.

Al-Gharafa (2008 – 2009)

Depois de fazer história no Inter, o centroavante desejava se consolidar financeiramente na carreira. Com isso, Fernandão surpreendeu e decidiu rumar ao futebol árabe. Na ocasião, o Al-Gharafa apresentou condições irrecusáveis ao atleta, que ficou no futebol árabe por uma temporada.

Retorno ao Goiás (2009)

Quando se encaminhava para o encerramento da carreira, Fernandão cumpriu a promessa de regressar a seu clube de origem e do coração. Sendo assim, o centroavante voltou ao Goiás por uma temporada e reforçou ainda mais a idolatria perante à torcida alviverde.

São Paulo (2010 – 2011)

Com a idolatria consolidada em dois clubes do Brasil, Fernandão ainda desejava atuar em um dos grandes clubes do sudeste nacional. Desse modo, o encerramento de sua carreira acabou sendo no São Paulo. Vale lembrar que o Colorado duelou com o Tricolor na semifinal da Libertadores de 2010 e acabou levando a melhor sobre o time de Fernandão. Mesmo sem conquistas no time são-paulino, o centroavante também possui o carinho da torcida paulista.

Pós carreira

Depois de encerrar sua trajetória como atleta, o ex-centroavante seguiu atuando no futebol. Em primeiro plano, sua função foi de diretor no Inter. Depois disso, trabalhou como treinador por uma temporada no Clube do Povo e acabou sendo demitido. Quando estava acertado para comentar à Copa do Mundo na SporTV, o eterno capitão colorado acabou sendo vítima de uma queda de helicóptero e não resistiu.