Na temporada de 2023 o Internacional terá pela frente novamente a Copa Libertadores da América depois de ter ficado de fora da última edição. O Colorado garantiu uma vaga direta na competição após ter ficado com o segundo lugar no Brasileirão.
O maior torneio de clubes da América do Sul dará ao vencedor 150 milhões de reais, valores que ajudarão e muito qualquer clube que conseguir colocar as mãos neste montante. Flamengo e Palmeiras conquistaram a Glória Eterna nas últimas quatro oportunidades, sendo duas taças para cada um. Clubes ricos, estruturados financeiramente vencendo o campeonato mais importante que os deixam cada vez mais fortes.
Não só para disputar, mas para ir em busca do título, o Internacional precisará de mais do que o elenco arrumado da temporada de 2022. O Colorado precisará de reforços, o que é dificultado, já que não há dinheiro em caixa para investimentos, por isso, espera uma oportunidade de negócio.
Para reforçar o elenco, a diretoria do Internacional entende que as posições de volante, meia e centroavante são as mais carentes e devem ser reforçadas com prioridade. Porém, para o narrador da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto, o Inter não precisa de reforços para todas essas posições, somente para uma: centroavante.
Em sua coluna o comunicador destacou a necessidade de aumentar a concorrência com Alexandre Alemão, além de ter listado os jogadores das posições de volante e meia que já estão no elenco, acreditando que esses atletas são capazes de tornar o Inter competitivo em 2023.
“Dizem precisar de um volante, de um meia e de um centroavante. Eu vou simplificar: o Inter precisa de um centroavante. Tem Jhonny e Matheus Dias como volantes, ainda Alan Patrick, Maurício, Estevão e De Pena. Eles formam um belo meio-campo. O que o Inter não tem mesmo é um centroavante para jogar nas impossibilidades de Alemão”, disse Pedro Ernesto.
E ele prosseguiu. “Conseguir um melhor para ser titular, é a tarefa principal dos dirigentes colorados. Centroavante ganha jogo, e vitória na fase de grupos dá prêmio de 300 mil dólares. Empate não paga nada. Fica claro para mim que o grande investimento precisa ser este. Mesmo que não ganhe a Libertadores e não receba esta fortuna, pode ir longe e, ainda assim, arrecadar uma bela grana”, concluiu o narrador da Rádio Gaúcha.
Libertadores 2023
O vice-campeonato do Brasileirão rendeu ao Internacional a vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América de 2023. O Colorado, que já conquistou a Glória Eterna em duas oportunidades, em 2006 e 2010, volta a disputar a competição continental depois de ter ficado de fora da última edição.
Para o sorteio da fase de grupos, a Conmebol se baseia em um ranking de clubes feito pela própria entidade, dividindo os times em quatro potes. De acordo com sua colocação, o Internacional ocupa o porte 2, junto com os brasileiros Fluminense e Corinthians.
O regulamento da competição não autoriza confrontos de clubes do mesmo país na fase de grupos, o enfrentamento só é possível caso pelo menos um dos times se classifique através da pré-Libertadores, casos de Atlético-MG e Fortaleza, que ainda passarão pela fase preliminar. Somente esses dois brasileiros podem ser adversários do Internacional já na fase de grupos.
Dessa forma, o Colorado não terá pela frente Fluminense e Corinthians (pote 2) e Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR que são os cabeças de chave da Libertadores de 2023. Porém, outros grandes clubes podem cair no mesmo grupo do Inter como Boca Juniors, River Plate, Independiente del Valle, Nacional e Olímpia que estão no pote 1.