Além da atual passagem pelo Inter, o meia-atacante Alan Patrick teve outra oportunidade pelo clube entre 2013 e 2014. Na ocasião, porém, o atleta de 23 anos (hoje com 32) teve o período encurtado por conta de um desejo do técnico Diego Aguirre.
Recém-contratado pelo Inter após o final da temporada 2014, Diego Aguirre tinha o objetivo de diminuir o número de jogadores do elenco. O entendimento era de que o grupo com 40 nomes era muito grande, então deveria ser enxugado para entre 30 e 34 atletas.
Emprestado com opção de compra pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o meia havia chegado ao Beira-Rio em julho de 2013, inicialmente para ficar por uma temporada. As boas atuações nos primeiros meses fizeram o Inter estender o vínculo até dezembro de 2014.
Mesmo com a possibilidade de compra, a direção optou por não renovar o contrato devido aos altos valores (6 milhões de euros, cerca de R$ 19 milhões). Desta forma, o Colorado preferiu dispensar o atleta para que fosse liberado no retorno à Europa.
Em busca de enxugar o elenco, o Inter de Diego Aguirre também cortou os laterais Gilberto, Alan Ruschel e Wellington Silva, além do atacante Wellington Paulista.
Alan Patrick em alta no Internacional
Quase 10 anos depois da dispensa de Alan Patrick, o Internacional conta novamente com o jogador. Mais experiente e agora com os direitos vinculados ao Colorado, o meia-atacante surge como um dos principais destaques do time do técnico Mano Menezes.
Alan Patrick chegou ao Inter no início da temporada passada, logo após o início da guerra no leste europeu. Em 2023, soma 28 partidas, nove gols e seis assistências. O atleta segue em contrato com o Inter até abril de 2025.