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Por que os eSports Estão Ganhando Popularidade?

Os brasileiros amam esportes! E não nos referimos aqui apenas ao futebol, mas a diversas modalidades, como natação, vôlei e basquete, para citar alguns. Por conta da tradição nesses esportes e da paixão pelas competições como as Olimpíadas, Brasileirão e a Copa do Mundo, os brasileiros começaram a se interessar por esportes eletrônicos (ou como mais comumente conhecido, esports).

E quem teve a ideia brilhante de unir esporte e jogo eletrônico certamente acertou em cheio, visto que ter a oportunidade de jogar e participar ativamente dos jogos favoritos, além de poder ganhar dinheiro com isso, torna essa uma combinação perfeita!

Quem também não gosta de ter a oportunidade de receber bônus sem deposito, principalmente? Diversas casas de apostas esportivas oferecem essa chance a seus jogadores ávidos por vitórias.

Mas como e quando surgiu todo esse interesse por esportes e competições eletrônicas? Vamos ver aqui um pouco da história dos eSports.

História dos eSports

Sabe-se que a primeira competição esportiva eletrônica se deu em 1972 nos Estados Unidos, quando um grupo de estudantes competiu com o jogo Spacewar. O curioso é que, naquela época, os monitores pareciam como os de televisão antigos (não havia telas de plasma como hoje, muito menos celulares e tablets) e ocupava-se muito espaço. 

Anos depois, em 1980, mais um torneio foi realizado, desta vez pela grande empresa de videogames, a Atari. A competição se chamou Spave Invaders e contou com 10 mil jogadores de diversos cantos do país. Uma década depois, em 1990, foi a vez da Nintendo criar o seu torneio, chamado de Nintendo World Championship, onde várias fases aconteceram nos Estados Unidos até que a final fosse realizada na Califórnia.

Depois desses 2 eventos importantes, a popularidade dos esportes eletrônicos só cresceu, obtendo seu ápice em 2010, com a popularização das transmissões ao vivo (streaming) e com a principal fonte de transmissão pelo Twitch (site de jogos especializado lançado em 2011). Os jogos mais importantes que foram lançados naquela época foram o DOTA e League of Legends, tendo milhões de jogadores e fãs espalhados ao redor do mundo. E jogos como a FIFA e tantos outros relacionados ao futebol foram surgindo ao longo do caminho.

Outros jogos bastante populares que podemos citar aqui são:

  • MOBA (Multiplayer Online Battle)
  • FPS (First Person Shooter)
  • Card Games
  • Battle Royale
  • Evo Fighting

Popularidade dos eSports em Alta

Assim como as casas de apostas com bônus sem depósito tornaram-se populares ao longo dos anos, a variedade de eSports e a qualidade dos jogos eletrônicos encontrados online também é de impressionar. E muitos se perguntam o que é preciso para se tornar um jogador de eSports no Brasil?

Bem, por ser uma modalidade de certa maneira acessível a todos, o mais importante aqui é possuir um computador (um bom computador, diga-se de passagem). Para aqueles que decidem e querem se empenhar em ter uma carreira como gamer ( ou esportista de games), é interessante começar por jogos onde se tenha mais habilidade para que estas sejam desenvolvidas mais facilmente.

Uma boa cadeira de gamer também é importante, além de acesso a uma internet banda larga que realmente funcione. Fazer as transmissões ao vivo pelo Facebook ou outros canais como YouTube também podem lhe ajudar a ter sucesso.

Alguns programas como o UniConverter que possui ferramentas de vídeo onde é possível gravar a tela enquanto joga para posterior edição é um investimento bem interessante para o futuro gamer.

E respondendo a pergunta do título: Por que esta modalidade é tão popular? Isso acontece e ainda vai acontecer por muitos anos devido ao fato de a tecnologia estar em constante evolução. É só pararmos para pensar que, alguns anos atrás, nem sonhávamos em assistir a uma competição de futebol pela televisão, apenas pelo rádio de pilha!

Hoje em dia, temos não só canais abertos mas também transmissões ao vivo através de diversas plataformas na internet, e isso não seria diferente com os jogos eletrônicos.