Contratado pelo Grêmio em 2021 com status de reserva de luxo na Europa, após anos como suplente no Bayern, Rafinha tentou provocar o Inter e acabou castigado pelo destino, participando do terceiro rebaixamento do tricolor e agora amargando um doloroso vice para o Del Valle na Sul-Americana.
Além dessa situação, o jogador agora pode ser um dos dispensados pelo São Paulo. Considerado em fim de carreira, Rafinha tem contrato até o fim do ano e uma cláusula específica já é estudada pela diretoria.
Se atingir 60% dos jogos do São Paulo no ano, com ao menos 45 minutos em campo, o contrato é renovado automaticamente. Esse gatilho está perto de ser alcançado. Se atuar por 45 minutos nos próximos 8 jogos, dos 10 que o São Paulo tem no Brasileirão, o contrato terá mais uma temporada.
Diante disso o São Paulo estuda um acordo com o lateral pelo fim do vínculo nesta temporada, sem renovação e tirando o jogador de alguns jogos para evitar a cláusula.
No Gauchão de 2021, Rafinha provocou o Inter e o atacante Yuri Alberto, após partida tensa na Arena. Em pagode com Diego Souza, a dupla rebaixada e sem títulos relevantes pelo Grêmio provocou.