Quais clubes argentinos o Inter pode enfrentar na Libertadores?
Depois de ter ficado de fora da edição de 2022 da Taça Libertadores da América, o Inter conseguiu garantir a participação direta na fase de grupos do maior torneio de clubes da América do Sul em 2023, ao ficar com o segundo lugar do Campeonato Brasileiro, atrás apenas do Campeão Palmeiras.
Na próxima temporada, grande parte dos participantes da Libertadores já estão definidos, inclusive, já sabemos os representantes dos maiores rivais dos brasileiros, os argentinos.
Já classificados para a fase de grupos da competição internacional, estão Boca Juniors, Patronato, Racing, River Plate e Argentino Juniors.
Campeão Nacional, o Boca Juniors conseguiu a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores e vai em busca do seu heptacampeonato.
O modesto Atlético Patronato conquistou pela primeira vez o título da Copa da Argentina, ao bater o Talleres na final, e irá estrear em uma Libertadores em 2023.
O último argentino Campeão da Libertadores se garantiu na competição ao ficar com o terceiro lugar do campeonato nacional. Pela primeira vez desde 2015, o River não terá Marcelo Gallardo como treinador.
O Racing ficou de fora da última edição da Libertadores, mas vai voltar a disputar a competição via campeonato nacional.
Seguindo o exemplo do Racing, o Argentino Juniors também ficou de fora da última edição da Libertadores, mas conquistou a vaga no torneiro de 2023 através da Liga Nacional.
O último argentino na Libertadores é o Huracán, que antes da fase de grupos terá que passar pela pré-libertadores.
Os conforntos da pré-libertadores devem ser decididos através de sorteiro realizado pela Conmebol no dia 21 de dezembro. Os brasileiros Atlético-MG e Fortaleza também estão nessa fase.
A etapa preliminar do torneio internacional começa dia 8 de fevereiro e termina dia 8 de março, após as definições a Conmebol fará outro sorteio para definir os grupos da Libertadores, o que deve acontecer no dia 22 de março.
História do Internacional na Libertadores
O Colorado tem uma relação antiga com o maior torneio de clubes da América do Sul. A estreia do clube gaúcho aconteceu em 1976. Na edição de estreia da equipe, o Inter foi eliminado ainda na primeira fase pelo Olímpia do Paraguaí.
Em 1980, a primeira decepção. O Colorado chegou até a final, porém amargou o vice-campeonato ao ser derrotado pelo Nacional do Uruguai.
A maior alegria demorou para chegar, 26 anos depois de ter ficado com o vice, o torcedor do Inter comemorou o título depois que o clube venceu o São Paulo na final da edição de 2006.
Quatro anos depois, em 2010, veio o bicampeonato da américa. O Internacional venceu o Chivas Guadalajara na final e ficou com a taça.
Na história da competição, o Inter teve 14 participações, fez 138 jogos, sendo 67 vitórias, 37 empates e 34 derrotas, 202 gols marcados e 124 sofridos, um total de 57,7%.