Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Quais foram os melhores zagueiros da história do Internacional?

O Sport Club Internacional foi fundado em 1909, em Porto Alegre. Com mais de 100 anos de história, ele é um dos times brasileiros mais vitoriosos das Américas, com centenas de conquistas em competições, entre elas, nada mais nada menos do que 7 títulos internacionais.

Conseguir tantas vitórias não é uma tarefa fácil. O legado do Internacional só foi possível pelo trabalho valoroso de seus atletas, os quais defenderam (e continuam a defender) a camisa alvirrubra. Como é de se esperar, alguns dos melhores do Brasil passaram pelo time.

Para o texto de hoje, vamos focar nos zagueiros. Principal posição da linha de defesa de um time, eles são cruciais para uma vitória. A lista de defensores que viveram e fizeram a história do Internacional é extensa, mas escolhemos justamente aqueles que são considerados os melhores!

1 – Elías Figueroa

Entre os fãs do Internacional, é unanimidade que Figueroa é o maior zagueiro da história do time. O fato é curioso, considerando que o atleta é chileno. Em seu país de origem, Figueroa carrega também o título de melhor futebolista de todos os tempos.

Depois de sua trajetória como jogador, Figueroa até mesmo treinou o Internacional durante um período. Atualmente o clube cuja trajetória ajudou a ser construída por ele, ainda é presença constante em campeonatos incluídos no pixbet sport brasil análise, onde você pode acompanhar as novidades do mundo do esporte e ainda apostar no seu time favorito.

2 – Índio

Embora tenha nascido com o nome de Marcos Antônio de Lima, o ex-futebolista é mais conhecido pelo apelido que carregou durante seus mais de vinte anos de carreira. Índio passou por diversos clubes, mas foi no Internacional que ele deixou a sua maior marca.

O zagueiro defendeu a camisa alvirrubra de 2005 a 2014. Ele contribuiu com a conquista de diversos títulos (mais notoriamente o Mundial de Clubes de 2006) e carrega importantes conquistas pessoais, como a Bola de Prata do Campeonato Brasileiro.

3 – Nena

Nena é o jogador mais antigo dessa lista. Nascido em 1923, ele faleceu em 2010. Sua trajetória no futebol durou 16 anos, dos quais nove ele dedicou ao Internacional. Nena até mesmo fez parte do time da Copa de 1950, embora não tenha chegado a jogar.

Mais notavelmente, Nena faz parte da lendária formação clássica do “Rolo Compressor”, ao lado de outros craques como Alfeu, Tesourinha, Carlitos e Adãozinho. Após a aposentadoria, Nena ainda trabalhou como auxiliar técnico e funcionário administrativo da Portuguesa.

4 – Oreco

Zagueiro e lateral-esquerdo, Valdemar Rodrigues Martins foi mais conhecido pelo apelido de “Oreco”. Sua trajetória no futebol se iniciou em 1949, no Inter de Santa Maria, e só foi finalizada 22 anos depois, em 1971, no time estadunidense Dallas Tornado.

Além do Internacional (onde esteve de 1950 a 1957), Oreco também teve a honra de fazer parte da seleção brasileira. Ele ajudou na conquista da Copa do Mundo de 1958, no Campeonato Pan-Americano de 1956 e na Copa Roca de 1957.

5 – Mauro Galvão

Quantos jogadores podem se gabar de não somente ter jogado pelo time que torciam na infância, mas carregarem a honra de estarem entre os melhores? Esse é o caso de Mauro Galvão, ex-zagueiro que jogou pelo Internacional de 1979 até 1986.

Com apenas 18 anos, Mauro Galvão ajudou na conquista do Campeonato Brasileiro de 1979, defendendo o clube da infância. Entre outras coisas, o futebolista fez parte da seleção nacional na Copa do Mundo da Itália em 1990, onde apresentou um bom desempenho.

Acreditem: escolher somente 5 zagueiros da história do Internacional não foi uma tarefa fácil. Para qualquer fã do clube, mais importante do que números é o amor pelo time. A história do Internacional e de seus jogadores segue viva, em busca de alçar voos cada vez mais altos.