O Internacional conquistou a primeira vitória de sua história na altitude boliviana. Mesmo com todas as dificuldades devido ao ar rarefeito, o Colorado montou uma estratégia que possibilitou o triunfo por 1 a 0, com gol de Enner Valencia. Agora, o Clube do Povo defende a vantagem e só depende de um empate para garantir a vaga na próxima fase da Copa Libertadores.
No entanto, apesar de ter encaminhado a classificação para a semifinal, o Inter passou dificuldade nos momentos que anteciparam a partida. Desta forma, a direção montou um planejamento para evitar maiores problemas. Por isso, o clube providenciou que cilindros de oxigênio fossem colocados no vestiário. O equipamento foi utilizado no intervalo e após o apito final.
Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, na última quarta-feira (23), o zagueiro colombiano Nico Hernández afirmou que o seu companheiro de posição, Vitão, foi um dos que mais sentiu os sintomas do ar rarefeito no vestiário. Desta forma, o defensor precisou utilizar o cilindro de oxigênio para auxiliar na respiração.
“É difícil, muitas vezes também é algo psicológico. Todos sentimos essa dificuldade. Porém, o Vitão eu vi que estava com mal-estar. Acho que todos estavam assim, mas não poderíamos demonstrar que estávamos. O grupo estava muito unido, focado e forte. Entre nós, nos demos forças para enfrentar o jogo da melhor maneira”, revelou o jogador.
Inter adotou uma logística diferente
O Internacional também fez uma mudança na logística que teve responsabilidade direta no resultado final. A equipe chegou no local do jogo apenas cinco horas do início do confronto. O entendimento é de que a condição física dos jogadores estaria pior se eles estivessem na altitude por mais tempo.
Apesar de ter adotado diversas mudanças para lidar com a partida contra o Bolívar, o Colorado manteu normalidade e tentou fazer de tudo para não afetar o psicológico do grupo. A direção entendeu que qualquer tipo de anúncio poderia assustar os jogadores. Desta forma, a prioridade foi na concentração de cada atleta.
Após garantir a vitória na Bolívia, o Internacional decide a classificação na próxima terça-feira (29), às 19h, no Beira-Rio. A expectativa é de que mais de 50 mil colorados marquem presença.