Confira quais são os clubes brasileiros que possuem torcidas que são ligadas positivamente à movimentos do Internacional. O futebol é um ecossistema complexo onde, principalmente no país sul-americano, diversos times fazem certos conchaves nos bastidores para apoio mútuo nos interesses das instituições, mas isso não acontece somente nas diretorias, mas também nas arquibancadas.
Isso porque algumas torcidas organizadas de grandes clubes do país costumam se movimentar para assistir os seus times no estádio onde quer que estejam jogando. Com isso, precisam viajar para outros estados, algo que pode ser bastante complicado tendo em vista as rivalidades que se criam e até mesmo a violência que pode ser gerada em encontros de adversários.
No entanto, para tentar ajudar um pouco na situação, há um movimento contrário ao da violência dentro das organizadas, que é o de união entre alguns grupos de torcedores. Alguns deles são bastante conhecidos dentro do Brasil, como a do Punho Cruzado, Punho Cerrado a do Dedo Pro Alto, que estabelecem alguns “aliados” dentro do cenário nacional.
Torcidas aliadas a do Internacional
Atualmente a torcida organizada Camisa 12, do Internacional, faz parte de um grupo grande e conhecido dentro do cenário brasileiro, a União do Punho Cruzado, que foi criada em uma parceria entre a Torcida Jovem do Flamengo e a Independente do São Paulo, na década de 80. Além disso, outros grupos também fazem parte, como a Máfia Azul, do Cruzeiro, e a Jovem do Sport, entre outras.
Além disso, como a torcida Camisa 12, tradicional do Internacional, faz parte de uma união, outros grupos também acabaram adotando o sinal, apesar de não fazerem parte oficialmente. Como por exemplo integrantes da Popular e de outras organizadas coloradas que, apesar de não estarem no Punho Cruzado, adotam o gesto.
Confira um vídeo explicando as uniões de organizadas pelo país: