Uma das contratações mais significativas da história do Inter foi também a mais surpreendente do futebol brasileiro na ocasião. Dois anos após ser eleito o melhor jogador da Copa do Mundo, Forlán foi anunciado como novo reforço Colorado. Com isso, milhares de pessoas foram ao Aeroporto Salgado Filho recepcionar o uruguaio e fizeram uma festa digna do tamanho atual que o atacante possuía no futebol mundial.
Os responsáveis pela façanha da vinda do atleta foram Luciano Davi e Fernandão. Ambos atuavam na direção alvirrubra e foram até o Uruguai conversar com o atacante, que na época, defendia as cores da Inter de Milão e não estava sendo utilizado pelo clube italiano.
Forlán recebia salário significativo no Inter
Através de ações de marketing e sem custos de transferências, a direção alvirrubra acertou vencimentos mensais de R$ 415 mil junto ao charrua. Desse modo, apesar da contratação mais do que significativa, Forlán acabou cabendo no planejamento orçamentário do clube.
Com 22 gols em 55 jogos, a passagem de Forlán pelo Inter foi abaixo do esperado. Contudo, o jogador enfrentou uma das épocas mais difíceis da história da equipe, visto que, o Beira-Rio estava em reforma e a equipe não contava com o apoio máximo do torcedor.
Além da boa média de gols, o uruguaio garantiu a conquista do Campeonato Gaúcho de 2013. Na ocasião, o título significou o terceiro consecutivo da equipe, que para se sagrar campeão, venceu o Juventude na final.
Sendo assim, com um salário significativo e um prestígio enorme perante ao futebol brasileiro, Forlán deixou o Colorado na reta final da temporada de 2013 rumo ao futebol asiático. Depois disso, regressou ao Peñarol e encaminhou o fim da carreira.