Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Quantos clássicos Gre-Nal o árbitro Leandro Vuaden apitou?

O árbitro Leandro Pedro Vuaden anunciou a aposentadoria após 26 anos na função. Após a decisão, ele seguirá carreira nos gabinetes da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Na tarde de sexta-feira (8), o profissional de 48 anos foi anunciado como novo presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol – CEAF/RS.

O gaúcho assume cargo no lugar de Luiz Fernando Moreira, que se aposentou recentemente. O ex-árbitro receberá a missão de liderar a arbitragem do futebol gaúcho pelos próximos anos. Em entrevista ao Globo Esporte, o profissional explicou a forma em que funcionará o seu trabalho.

“Vou desempenhar uma função fora do gramado. Mas com a mesma essência, dedicação e profissionalismo. Estaremos à frente de um dos melhores quadros do Brasil. As competições gaúchas são muito fortes e isso exige muito da arbitragem. Vamos trabalhar muito para atender às demandas e para buscar a excelência”, disse Vuaden.

O árbitro estreou nos gramados em 1997 e fez sua primeira final de Gauchão em 2004. Ao todo, apitou 14 finais na principal competição do Rio Grande do Sul. Reconhecido como um dos principais do Brasil em sua função, Vuaden foi eleito o melhor do Brasileirão em 2011 e 2020. Além disso, integrou o quadro da Fifa por oito anos.

O último jogo da carreira do árbitro foi a vitória do Fortaleza sobre o Santos, na Vila Belmiro, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marcou o rebaixamento da equipe da Vila Belmiro. Em 2023, Vuaden apitou 35 partidas, somando Copa do Brasil e Séries A, B, C e D.

Leandro Vuaden apitou o Gre-Nal quantas vezes?

O último clássico Gre-Nal da carreira de Leandro Vuaden foi no primeiro semestre de 2023, pela 10ª rodada do Gauchão, em partida disputada na Arena OAS. O árbitro foi escolhido através de sorteio realizado na Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Vuaden apitou 18 clássicos em sua carreira, contando com um retrospecto bastante desbalanceado em relação aos resultados. São nove vitórias do Internacional, seis empates e três vitórias do Grêmio.