O Internacional precisou da disputa de pênaltis para tentar superar o América Mineiro na Copa do Brasil, entretanto perdeu por 5 a 4 e desperdiçou a chance de avançar para as quartas. A classificação foi por água abaixo depois de um chute anulado do meio-campista Carlos de Pena.
Na história, o Colorado precisou das disputas de pênaltis para ter sucesso em diversas competições. Durante o período, vários jogadores do Internacional fizeram história e ganharam o respeito da torcida. Em contrapartida, outros acabaram sendo criticados pelo mesmo motivo.
O jogador do Inter com o melhor desempenho em cobranças de pênaltis é o zagueiro Óscar Aguirregaray, com 12 pênaltis cobrados e um aproveitamento de 100% de conversão. Mesmo assim, o atleta não era o cobrador oficial do clube no tempo normal.
Em contraste ao desempenho de Aguirregaray, os piores desempenhos do Inter em disputas de pênalti são os de Thiago Galhardo e Gamarra. Ambos tiveram duas cobranças e desperdiçaram as duas vezes.
Inter mudou o foco depois da eliminação
Eliminado para o América Mineiro na disputa de pênaltis, o Internacional mudou o foco para as competições restantes na temporada. Além disso, o departamento de futebol pretende aproveitar as datas vagas no calendário para melhorar o desempenho físico dos jogadores.
“Não vamos mais falar disso (questão física). Temos de ver como solucionar. Com uma competição a menos, vamos ter um período maior para fazer isso. É sempre da pior maneira que se consegue isso. Teremos um calendário que não queríamos, mas que abre a possibilidade de se corrigir essas questões”, disse o treinador.
O Inter vai aproveitar a Data Fifa, entre os dias 12 e 20 de junho, para tentar melhorar a condição física dos jogadores. A delegação do Colorado vai passar por uma espécie de intertemporada com o preparador Flávio de Oliveira.