Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Quem foi Henrique Poppe Leão?

Mais de cem anos já se passaram desde a fundação do Sport Club Internacional. O marco ocorreu no dia 4 de abril de 1909 e foi liderado pela família Poppe, sendo o mais eloquente, Henrique, que chegou à capital gaúcha para trabalhar em um comércio de lojas de importados e acabou se tornando uma das figuras mais importantes da história do futebol gaúcho.

Antes de chegar à Porto Alegre, Henrique Poppe havia trabalhado no Jornal Estado de São Paulo por alguns anos. Quando se mudou para o Rio Grande do Sul, além da loja de importados, o jornalista também ingressou na secretaria do Conselho da Intendência, uma espécie de Câmara de Vereadores da época.

Relembre a importância de Henrique Poppe

Junto de seus irmãos José e Luiz Madeira, Henrique fundou o Inter com o intuito de incluir os não-germânicos da região em um clube de futebol. Isso porque na ocasião, o Grêmio só aceitava jogadores de tal origem no clube, algo que deu início às raízes alvirrubras conhecidas até os dias atuais como o Clube do Povo.

Além da fundação colorada, Poppe também criou e presidiu o Club 17 de Junho (um clube político), tornou-se presidente da Liga Porto-Alegrense de Foot-Ball, que deu início ao primeiro Campeonato Citadino de Porto Alegre, como também, foi o criador do Sport Club Municipal, que foi uma equipe formada por funcionários públicos da intendência.

Com isso, é possível notar a relevância de Poppe na sociedade esportiva gaúcha. Além de dar oportunidade à diversas pessoas que se sentiam excludentes do esporte, o fundador colorado também deu início à maior rivalidade do Brasil e ofereceu a oportunidade de uma segunda opção de clube na capital.