O Internacional é o segundo clube que mais participou da formação de jovens na elite do futebol brasileiro, porém não apresenta um bom aproveitamento dos jogadores. O ranking feito pelo Globo Esporte mostra que o Colorado tem um certo descaso com as categorias de base.
No total, a base do Inter ajudou a revelar 48 atletas relacionados por clubes da Série A em ao menos um jogo oficial no ano. Apesar disso, o Colorado utilizou apenas 17 desses jogadores, enquanto outros 16 clubes aproveitaram 31 atletas lapidados pelo clube.
Os times que mais se aproveitam dessa falta de aproveitamento dos jogadores das categorias de base no Internacional são o Atlético-GO, Atlético-MG, Coritiba e Cuiabá. Ambos os times relacionaram neste ano pelo menos três atletas com passagem pela base do Colorado.
O único time que apresenta mais atletas com passagem nas categorias de base é o Flamengo. O Rubro-Negro tem 52 jogadores, porém tem um aproveitamento de atletas no time profissional maior em relação ao Internacional.
O Flamengo relacionou 50 atletas diferentes em 2022 e 28 deles fizeram ao menos parte da formação de base no clube. Outros 24 jogadores com passagem nas categorias de base foram relacionados por outros 15 times que estão disputando a Série A.
Os times com mais jogadores revelados sendo relacionados em outros clubes:
- Internacional – 31
- São Paulo – 29
- Flamengo – 24
- Palmeiras – 24
- Santos – 23
- Corinthians – 20
- Athletico-PR – 15
- Fluminense – 15
Inter: Barcellos destaca aproveitamento da base
O aproveitamento das categorias de base é um dos maiores objetivos da gestão de Alessandro Barcellos. O presidente falou sobre isso em sua primeira manifestação após ter sido eleito no Internacional.
“O aproveitamento das categorias de base, isso tem que ser política permanente. Temos que traçar metas, contratar profissionais com este perfil e dar a eles objetivos e cobrança pelos resultados aconteçam”, afirmou o dirigente.