Renato Gaúcho chega na parte do “obrigado por tudo” e já se despede do Grêmio
O técnico Renato Gaúcho está se encaminhando para anunciar a despedida no Grêmio ao final da temporada. Tudo indica que a quarta passagem do treinador chegará ao fim. A direção do clube e o comandante já estão alinhados para concluírem o ciclo em dezembro, quando se encerra o atual vínculo ativo entre as partes.
De acordo com o jornalista Kaliel Dorneles, da Band RS, o presidente Alberto Guerra e o treinador já estão conversando sobre o término do ciclo de Renato à frente do Grêmio. A atual temporada foi bastante desgastante, então as partes ficaram com o entendimento de encerrar o vínculo. No momento, o comandante vem sofrendo diversas críticas.
A saída de Renato, então, será desencadeada após um ano decepcionante no Grêmio. A equipe apresentou um rendimento abaixo do esperado em todas as competições e ocupa a 13ª posição no Campeonato Brasileiro, com 35 pontos. A distância para o Z-4 é de apenas três pontos.
Além de figurar na parte de baixo da tabela, o Tricolor Gaúcho também sofreu com as eliminações precoces na Copa do Brasil e na Copa Libertadores. Em contrapartida, o clube conquistou o heptacampeonato gaúcho no mês de abril, em partida diante do Juventude.
Renato Gaúcho fora! Grêmio busca opções
O técnico Renato Gaúcho disputou 56 partidas no comando do Tricolor em 2024, com 26 vitórias, 11 empates e 19 derrotas. Diante da saída iminente do comandante, o Grêmio já vem procurando por alternativas que possam ingressar no clube na próxima temporada. O técnico Pedro Caixinha, ex-Bragantino, já foi oferecido ao Tricolor por intermediários.
A direção só pretende bater o martelo sobre o próximo nome ao final do ano. O Grêmio vem avaliando os nomes disponíveis no mercado e não descarta a possibilidade de trazer algum nome que esteja empregado na atual edição do Campeonato Brasileiro.