O Internacional deve buscar um reforço especial nesta segunda janela de transferências da temporada de 2024. Não se trata, porém, da aquisição de mais um jogador, e sim de um profissional da psicologia do esporte para cuidar da saúde mental do elenco.
De acordo com informação do site Revista Colorada, em reuniões realizadas nesta semana, movimentos que apoiam a gestão de Alessandro Barcellos pediram ao presidente um investimento na área da psicologia esportiva. Nos bastidores, o entendimento é de que o plantel precisa de um suporte mental.
Não só dirigentes, mas os torcedores em geral vêm apontando já há algum tempo os problemas apresentados pelo time em momentos de decisão. Nas eliminações dos últimos anos, como a mais recente, diante do Rosario Central, foram marcadas por uma nítida falta de reação por parte dos atletas.
Quanto à Barcellos, vale lembrar, ele minimizou a ausência de um profissional da área após a eliminação no Gauchão. Na ocasião, o mandatário declarou que não tinha encontrado a pessoa certa para o cargo e afirmou que a solução para as questões psicológicas se resolveriam com contratações de jogadores experientes.
Internacional precisa se adequar à realidade
Cada vez mais, a psicologia é parte fundamental da sociedade atual. O futebol, um reflexo do que acontece no entorno, está inserido nesta realidade. Sem uma área competente para lidar com essa questão, o clube está com os dois pés no passado.
Não por acaso, o time apresenta fragilidades em momentos decisivos, que requerem um preparo mental para lidar com situações de adversidade. Não por acaso, as diversas eliminações dos últimos anos são todas semelhantes.