Portal do colorado
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Revolucionário do futebol brasileiro e com passagem pelo Inter, infelizmente nos deixou

O futebol brasileiro perdeu um dos treinadores mais revolucionários de sua história. Rubens Francisco Minelli faleceu nesta quinta-feira (23), aos 94 anos, deixando saudades em milhares de colorados. O ex-comandante, ainda nos anos 70, apresentava conceitos que são utilizados até os dias de hoje pelos grandes clubes do futebol mundial.

Suas ideias no futebol dos anos 1970 são atuais hoje. Os conceitos de um jogo intenso, de marcação alta, de retomada da bola no ataque, de jogadores que aliassem a qualidade técnica com um biótipo de atleta. Tudo o que cobramos nos dias atuais, Minelli já aplicava em seus times há cinco décadas“, afirmou o jornalista Leonardo Oliveira em sua coluna na GZH.

Graças aos trabalhos de Minelli, o Internacional viveu a primeira grande década de sua história. O Colorado de 1974 – primeiro ano do treinador no Beira-Rio – foi o time que conquistou o Gauchão vencendo todos os jogos. Nos dois anos seguintes, foi bicampeão do Brasileiro e deu continuidade à hegemonia no campeonato estadual.

Após deixar o Beira-Rio, ainda levou o São Paulo ao título nacional em 1977. Ele ainda voltou ao Rio Grande do Sul nos anos 1980, só que dessa vez para comandar o Grêmio em 1985, 1988 e 1989. Também teve passagem de sucesso no futebol paranaense, por Paraná e Coritiba, e se aposentou da carreira de treinador no final dos anos 1990.

“Dedicou-se à família, aos netos e curtiu cada dia da sua merecida aposentadoria, dividido entre São Paulo e o sítio no Interior, em que passava finais de semana. Seguia acompanhando o futebol e não se furtava de parar para nos atender e falar sobre”, salientou o Leonardo Oliveira, que nunca escondeu a admiração pelo ídolo do Colorado.

Rubens Minelli ficou eternizado no Internacional

O ex-técnico Rubens Minelli certamente será lembrado na história como um dos grandes nomes que já passaram pelo Internacional. O treinador revolucionou o futebol e fez um trabalho impressionante juntamente com nomes como Valdomiro, Falcão, Carpegiani e Figueroa.