O Athletico Paranaense está investigando a suspeita de um ato de racismo realizado no duelo contra o Flamengo no último domingo (7), na Arena da Baixada. Em imagens que circulam nas redes sociais, um torcedor do Furacão apareceu imitando um macaco para os flamenguistas.
Com isso, o Athletico pode ser punido pela CBF e é possível que haja a perda de pontos no Campeonato Brasileiro. Após tomar conhecimento sobre o tema, o clube comunicou nas redes sociais que abriu investigações para apurar o caso e reunir provas.
O clube espera enviar vídeos e dados para as autoridades responsáveis, com o objetivo de ajudar a identificar o torcedor que praticou os atos racistas. Dessa forma, será possível aplicar as devidas punições, evitando que o clube também sofra com o ato.
Em 2023 a CBF adotou regras mais rígidas de combate ao racismo nas partidas. Em função dos casos que ocorreram na temporada passada, a entidade definiu que vai punir esportivamente os clubes que estiverem envolvidos em casos de racismo (vindos da organização ou da torcida).
Nesse sentido, o ato praticado pelo torcedor do Athletico, pode resultar em perda de pontos, perda de mando de campo e multas. A situação só será evitada caso o clube consiga identificar o responsável e haja as devidas punições.
Com isso, o Athletico pode ser prejudicado antes de encarar o Internacional pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O clube será julgado no caso. A partida, por sua vez, acontece na quarta-feira (10), às 19h, no Estádio Beira-Rio.
Athletico se posicionou no caso
Após o ocorrido, o Athletico Paranaense divulgou uma nota oficial e declarou que é completamente contra os atos de racismo que foram dirigidos por um torcedor. O clube vai tomar as medidas cabíveis para evitar que mais casos aconteçam na Arena da Baixada.
Confira a nota oficial publicada pelo Athletico: