Confira se o River Plate pode acabar sendo eliminado na Copa Libertadores da América por conta dos casos de racismo contra o Internacional. A delegação colorada e sua torcida viajaram nessa semana para jogar na Argentina, pela partida de ida das oitavas de final da competição continental. No final das contas, o time gaúcho acabou voltando para casa derrotado, normal do jogo.
Mas, mesmo com a derrota em campo, os torcedores alvirrubros ainda tiveram que se indignar com outras situações, presenciando cenas lamentáveis em Buenos Aires, vindas de uma parcela dos torcedores do time argentino. Durante toda a viagem que envolveu o jogo da Libertadores, casos de racismo acabaram sendo registrados por colorados e jornalistas nas redes sociais.
Inclusive uma cena acabou viralizando e causando indignação nas redes sociais, quando um torcedor do River Plate colocou uma mensagem em seu celular e mostrou para os alvirrubros. No que estava escrito, o argentino estava fazendo alusão as grades em volta da torcida visitante para chamar os brasileiros de “macacos em uma jaula”.
Além disso, alguns outros casos foram citados nas redes sociais, o que acabou levantando mais uma vez a questão das possíveis punições. Com os torcedores brasileiros indagando sobre a possibilidade do River Plate ser eliminado da Copa Libertadores da América como uma forte punição pelos atos racistas, o que, no final das contas, não deve acontecer.
River Plate deve receber uma multa
Em 2023, depois de alguns casos complicados, desde a fase preliminar da Copa Libertadores da América, a Conmebol acabou aumentando as punições em situações de racismo, no entanto, somente no que diz respeito a questão financeira. Agora as equipes pagam multas que podem chegar aos R$ 500 mil, mas as consequências esportivas não devem acontecer.