O São Paulo anunciou uma das promessas da base do Internacional nos últimos anos. O atacante Pedro Filipo, de 15 anos, passou por um período de avaliação em Cotia e foi aprovado. O atleta começará a treinar de forma fixa com o restante do elenco de sua categoria.
Pedrinho fez parte do elenco do Atlético Guaratinguetá na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023. Ele defendeu as cores do Internacional em 2020 e 2021, mas acabou não dando continuidade aos serviços por uma decisão do departamento que cuida das categorias de base do Colorado.
Responsável pela aquisição de Pedro, o São Paulo é conhecido por ter uma das melhores categorias de base do Brasil. Os atletas revelados pelo Tricolor Paulista são conhecidos como as “Crias de Cotia”. Alguns jogadores formados nos últimos anos foram Casemiro, Lucas Moura, Éder Militão e Antony.
O Internacional, por sua vez, também é conhecido por ter uma categoria de base forte, porém o setor virou alvo de críticas nos últimos anos. O Colorado está apresentando dificuldades para revelar grandes jogadores que honrem a camisa vermelha ou que rendam dinheiro em caixa ao clube.
Inter quer melhorar a base
Pensando em mudar a cultura de base, o Clube do Povo anunciou a contratação do gerente Gustavo Grossi. O argentino fez sucesso no River Plate há alguns anos e chegou ao Colorado com a responsabilidade de reestruturar o departamento.
Apesar das altas expectativas geradas, Gustavo Grossi não está conseguindo apresentar resultado em curto/médio prazo. O Inter ainda mantém as esperanças no argentino e acredita que os frutos serão colhidos a longo prazo.
Por enquanto, o Colorado segue lidando com as alternativas advindas da base nos últimos anos. O principal ativo do Inter é o volante Johnny, que apesar de ser criticado por parte da torcida, é desejado por clubes do futebol europeu e deve ser vendido na próxima janela de transferências.