Sele-Inter: quando o Internacional disputou uma Olimpíada
O Internacional representou a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de 1984 e foi medalha de prata. Foi a primeira edição que a Fifa e o COI permitiram que jogadores profissionais fossem convocados. Anteriormente, somente amadores poderiam jogar. A única regra era que não tivessem jogado Copa do Mundo antes.
A CBF deveria escolher os jogadores que formariam o time nacional, em busca da medalha de ouro inédita, que viria a ser conquistada somente em 2016 e com o bi na Olimpíada seguinte. Então, pensaram no Fluminense, campeão nacional daquela temporada, mas eles tinham outros planos.
O Internacional foi campeão do Torneio Heleno Nunes de 1984, uma competição disputada entre os times que não jogaram a terceira fase do Brasileirão, e recebeu o convite. Em resumo, a equipe não teve apenas jogadores do Colorado, outros atletas foram convocados. Mesmo assim, o time foi chamado de Sele-Inter.
Como era a escalação da Sele-Inter?
A Sele-Inter era escalada com:
- Gilmar Rinaldi; Ronaldo, Pinga, Mauro Galvão e André Luiz; Ademir, Dunga e Gilmar; Tonho, Kita e Silvinho.
Do Inter, foram chamados também Luiz Carlos Winck, Milton Cruz e Paulo Santos. Só não foi convocado Ruben Paz, por ser uruguaio.
Treinados pelo técnico Jair Picerni, que não era do Inter na época, o elenco teve ainda Davi, Luís Henrique, Gilmar Popoca e Francisco Vidal.
A campanha da Sele-Inter nos Jogos Olímpicos de 1984
O Inter estreou no dia 30 de julho de 1984 e ganhou da Arábia Saudita por 3 a 1. Em seguida, bateram a forte Alemanha, que em seu time profissional era atual vice-campeã da Copa do Mundo, foi 1 x 0.
A campanha do Internacional como Seleção Brasileira teve ainda uma vitória contra a poderosa Itália, que contava com os lendários Massaro e Baresi, vice-campeões para o Brasil em 1994, também nos Estados Unidos.
Confira a campanha da Sele-Inter:
- Brasil 3 x1 Arábia Saudita – fase de grupos;
- Alemanha 0x1 Brasil – fase de grupos;
- Brasil 2×0 Marrocos – fase de grupos;
- Brasil 1×1 Canadá (4×2 nos pênaltis) – quartas de finais;
- Itália 1×2 Brasil – semifinais
- França 2×0 Brasil – final
A França era um timaço, atual campeã europeia e contava com seis campeões da Eurocopa, outros não foram convocados por já ter jogado a Copa do Mundo. Na final, 102 mil torcedores estiveram no Rose Bowl Stadium e assistiram a medalha de prata da Sele-Inter.