O ano de 1976 foi histórico para o torcedor do Inter. Mantendo a base vitoriosa de 75, o Colorado – mais uma vez – cravou seu nome no topo do futebol brasileiro.
Além do memorável título Brasileiro, o Internacional conquistou o octacampeonato gaúcho, deixando para trás o hepta que até então era do Grêmio, conquistado em 1968.
Gauchão
Em jogo pela final do Gauchão de 1976, o Internacional venceu o Grêmio por 2 x 0, gols de Lula e Dadá Maravilha, e conquistou o oitavo título gaúcho consecutivo.
Além do caneco, o Inter teve o melhor ataque (55 gols – fase inicial) e a melhor defesa (4 gols sofridos – fase inicial) da competição.
Brasileirão 1976
O bicampeonato do Brasileiro chegou depois de uma campanha praticamente impecável do Internacional. Comandado pelo professor Rubens Minelli, o Inter tinha grandes jogadores no elenco como Marinho Peres, Falcão, Dario, Lusa, todos com passagem pela Seleção Brasileira.
A primeira fase do Brasileiro foi dividida em seis chaves, com nove clubes cada. O Internacional dominou o Grupo A e passou em primeiro com 8 jogos, 7 vitórias e somente 1 derrota.
A segunda fase foram seis chaves também, porém, com cinco clubes em cada. Com 4 vitórias e 1 empate, o Internacional foi dominante mais uma vez e passou em primeiro do Grupo G.
A terceira fase, última antes da Semifinal, foram duas chaves com 9 clubes cada. Pelo Grupo Q, Internacional e Corinthians passaram para a semifinal. No Grupo R, Fluminense e Atlético-MG se classificaram.
Pela semifinal, o Internacional venceu o Galo por 2 x 1 e cravou a sua vaga na final do Brasileiro. O adversário da final foi o Corinthians, após eliminar o Fluminense.
O Internacional venceu do Corinthians por 2 x 0, gols de Dario e Valdomiro, confirmando o seu bicampeonato Brasileiro. O grande artilheiro da competição foi Dario, com 16 gols marcados, sendo peça fundamental para o título Colorado.
Campanha do Inter
- 23 jogos
- 19 vitórias
- 1 empate
- 3 derrotas
- 59 gols marcados
- 13 gols sofridos
Todos os jogos do Inter
Primeiro turno:
- Internacional 6×0 Figueirense
- Internacional 1×0 Palmeiras
- Grêmio 1×3 Internacional
- Caxias 2×1 Internacional
- Avaí 0x4 Internacional
- Desportiva 1×4 Internacional
- Santos 1×3 Internacional
- Internacional 3×0 Rio Branco/ES
Segundo turno:
- Fluminense 1×1 Internacional
- Goiás 0x3 Internacional
- Internacional 2×0 América/RN
- Internacional 2×0 Fortaleza
- Internacional 3×0 Botafogo/SP
Terceiro turno:
- Internacional 0x1 Coritiba
- Botafogo/SP 1×4 Internacional
- Internacional 5×1 Santa Cruz
- Internacional 2×0 Caxias/RS
- Palmeiras 1×2 Internacional
- Corinthians 2×1 Internacional
- Internacional 2×1 Ponte Preta
- Internacional 3×0 Portuguesa
Semifinal:
- Internacional 2×1 Atlético-MG
Final:
- Internacional 2×0 Corinthians